Sexta às 9

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Programa apresentado pela jornalista Sandra Felgueiras, com reportagens sobre a tragédia da estrada de Borba, o relatório sobre a derrocada da estrada de Borba, e a queda do helicóptero do INEM.

  • Nome do Programa: Sexta às 9
  • Nome da série: Sexta às 9
  • Locais: Lisboa, Borba
  • Personalidades: Sandra Felgueiras, Paulo Veiga Moura, António Anselmo, Vítor Almeida, Luís Lopes, Luís Sotto Maior, Soraia Ramos
  • Temas: Justiça, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Sandra Felgueiras. Jornalistas: Luís Miguel Loureiro, Fátima Pinto, Nuno Miguel Fernandes, Soraia Ramos e Sandra Felgueiras. Produção: Olinda Lambuça. Realização: Carlos Lucas.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo de: Volta a Portugal em Bicicleta; imagens aéreas das pedreiras; imagens das pedreiras já depois do aluímento da estrada gravadas com um drone intercaladas durante toda a reportagem. Jornalista Soraia Ramos a consultar dezenas de documentos sobre as pedreiras de Borba, atas de reuniões de câmara e de assembleias municipais, mapas e cartografias. Cópia de um documento da Direção Regional do Alentejo - Ministério da Economia que confirma que o Estado sabia do risco em que se encontrava o "talude junto à EN 255", documento esse que foi enviado para os dois proprietários das duas pedreiras envolvidas no colapso da estrada: A.L.A. de Almeida Lda., e Plácido José Simões, S.A.; grafismos com a localização das duas pedreiras. Documento que comprova a comparência dos proprietários no local e que foi decidido não prosseguir com os trabalhos devido à instabilidade existente. Grafismos com documento da empresa "Infraestururas de Portugal" com a indicação que não foi referenciada a instabilidade do troço. Documento assinado por Vítor Duque em 2001 que refere existir uma situação de risco que poderá conduzir ao desmoronamento de parte da massa rochosa com eventuais consequências para a segurança da EN 255. Declarações de António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba, que revela que não conhecia carta da Direção Regional e que é a prova que o Estado sabia; Dinis da Gama, professor e autor do estudo do Centro de Geotecnia do Instituto Superior Técnico (IST), que avaliava a estabilidade e recomendava pregagens em 2003, feito a pedido da Plácido José Simões, S.A.; Jorge Carneireiro, antigo Funcionário da Pedreira Plácido José Simões. Documentos da CM de Borba onde surgem pela primeira vez referências à EN 355 quando se passa da estrada nacional para a municipal, em 07/07/2004 e assim também a responsabilidade da manutenção para a câmara. Documentos da Associação Nacional de Municípios Portugueses com a resposta à CM de Borba e da Infraestuturas de Portugal. Fotografia de Ângelo de Sá, ex Presidente da Câmara Municipal de Borba. Jornalista Soraia Ramos ao telemóvel a falar com Ângelo de Sá. Documento da Infraestruturas de Portugal a confirmar que a variante à EN255 foi aberta em 2004 e foi construída depois de uma solicitação urgente dos municípios da zona dos mármores. Estudo liderado por Luís Lopes, professor da Universidade de Évora, em 2008, a pedido da A.L.A. de Almeida, Lda., que já apontava para a instabilidade do talude. Declarações de Luís Lopes, professor e autor do estudo da Universidade de Évora. Estudo do Laboratório de Geomecânica do IST sobre a conciliação entre as atividades produtivas das pedreiras 5201 e 5145, em Borba. Declarações de Dinis da Gama, professor do IST, de Luís Sotto Mayor, empresário co-autor do memorando, de António Anselmo, Presidente da CM Borba a afirmar "... Nunca ouvi falar ...", e de José Batanete, empresário co-autor do memorando. Declarações proferidas ao telefone por João Filipe Jesus, ex-Diretor Regional da Economia do Alentejo (DREAL). Memorando sobre a problemática da estrada 255, assinado em junho de 2014 por quatro empresas do setor, depois de várias reuniões informais com a DREAL e a CM Borba. Responsável pela pedreira onde aconteceu derrocada foi o único da zona que não assinou o memorando. Vivo da jornalista Soraia Ramos. Grafismos da fotografia de João Filipe Jesus que enviou a documentação a José Carlos Silva Pereira, Diretor da Direção de Minas e Pedreiras que o arquivou sem diligências. Atas da Câmara Municipal de Borba. António Anselmo assume a culpa e admite que não fez a reunião a que se tinha comprometido porque havia outras coisas para fazer e deu pouca atenção por ter pensado que era daquelas coisas que não era urgente resolver "... Que me desculpem as famílias dos mortos ...". Nomes das cinco pessoas que morreram nesta tragédia. Senhora idosa a andar e a dizer "...Que nossa senhora os acompanhe ...". Imagens de arquivo de pedreiras de Borba já depois do aluímento da estrada, gravadas com um drone intercaladas durante toda a reportagem; Mário Guedes, antigo Diretor-Geral da Energia. Relatório do IGAMAOT que responsabiliza a Câmara Municipal de Borba, a Direção Geral de Energia e Geologia. e a Direção de Minas e Pedreiras em conjunto pela derrocada da EN 255 (atual EM 255), por terem conhecimento do estado da mesma e não terem atuado em conformidade de forma a evitar a tragédia; declarações de Paulo Veiga Moura, advogado. Grafismos com o "Plano de Pormenor" aprovado em 2008 pela CM de Borba e que já nessa altura não era exequível, por não existirem as faixas de proteção de 15 metros. Excertos da entrevista da jornalista Soraia Ramos a António Anselmo. Declarações de António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba. Grafismos com o nome das entidades licenciadoras das pedreiras, quantas explorações existem nesta região e quantas não têm licença. Quais os requisitos para as pedreiras terem licença. Documentos do Ministério do Ambiente a pedir à Direção-Geral de Energia para rever os processos e fazer uma nova matriz de procedimentos. Criação de um grupo de trabalho para a criação de um novo manual de procedimentos. Documento do Conselho de Ministros de 27 de dezembro de 2018, a aprovar o pagamentos de indemnizações pela morte das vítimas da derrocada aos familiares. Declarações de Paulo Veiga Moura e de António Anselmo. Notícias na internet sobre a investigação do Ministério Público e do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), a decorrer em segredo de justiça; relatório preliminar do IGAMAOT revela que o Estado falhou na Administração Central e Local. Imagens de arquivo do jornalista Daniel Catalão a dar a notícia do desaparecimento do helicóptero do INEM a 15/12/2018; buscas durante a noite; retirada dos cadáveres; helicóptero do INEM a voar; ambulância do INEM; exterior do edifício da Unidade Hospitalar de Bragança. Declarações de Vítor Almeida, Presidente do Colégio de Emergência Médica da Ordem dos Médicos intercaladas durante toda a reportagem. Cronologia dos acontecimentos que levaram à transferência de uma doente de Bragança para o Hospital de Santo António, no Porto, por helicóptero do INEM. Grafismos com o mapa da deslocação, o percurso e o tempo de viagem. Fotografias dos tripulantes do helicóptero. Heliporto de Massarelos. Ambulância em circulação a chegar às urgências do Hospital de Santo António. Exterior do Hospital de Macedo de Cavaleiros. Ambulâncias do INEM paradas. Grafismos com a indicação das informações à torre do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Declarações de Delfim Cruz, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar. Torre do aeroporto perde o sinal do helicóptero no radar. Helicóptero a voar. Destroços da antena de comunicação no chão e destroços do helicóptero; ação de busca dos corpos das vítimas. Antena partida e cabos em que o helicóptero se enrolou espalhados pelo chão. Equipa do INEM com ambulâncias e helicóptero em ação no meio de uma estrada, a prestar socorro médico; viatura dos bombeiros no local. Grafismos do regulamento europeu e os mínimos de segurança de pilotagem de voos de emergência médica. Helicópteros do INEM. Vistas do heliporto de Baltar. Grafismos com as condição técnicas básicas para se concretizar o voo; declarações de Delfim Cruz, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar. Heliporto Municipal de Macedo de Cavaleiros.

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