Sessões clássicas

00:25:22

Visita guiada por José Manuel Costa, ao arquivo de cinema, na Cinemateca de Lisboa.

  • Nome do Programa: Sessões clássicas
  • Nome da série: PORTUGALMENTE III
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Manuel Costa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Luís Osório. Realizador: Gonçalo Megre. Produtor: Kátia Pinto.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Manuel Costa, da Cinemateca Portuguesa, vê filme a partir da sala de projecção. 02m45: Explica o que se faz no ANIM, e que é basicamente, a conservação e restauro de filmes. Começam por abrir as caixas e verificar se o conteúdo coincide com o rótulo da caixa (faz-se a identificação dos filmes). Recebem tanto material novo como muito antigo e degradado. Procedem à descrição da obra, fazendo uma ficha de cadastro técnico de forma codificada (os dados estão constantemente a serem actualizados na base de dados. 06m02: Sala de verificação, já em visionamento. 06m47: Comparação fotograma a fotograma das cópias existentes, pois entre as diversas existem por vezes cortes de partes importantes. 08m20: Laboratório de Restauro do ANIM, onde se faz a duplicação do material em arquivo para posteriormente haver cópia de segurança e outra de visionamento na Cinemateca. 09m50: Fala de todo o circuito de conservação e restauro. 11m18: Sector de reparação das cópias em que os dados são inseridos numa base de dados. 12m06: José Manuel mostra o cofre onde estão arquivadas as cópias das longas-metragens, onde existe a temperatura ideal para esse tipo de suportes. Existe a preocupação de garantir a sobrevivência do cinema português. 15m41: Não têm cópias de todos os filmes existentes em todas as cinematecas (foram criadas nos anos 30, devido à necessidade de impedir a destruição de muitas películas). Fala e projecta dois filmes que lhe dizem muito: Um filme mudo, feito em 1922, de Robert Svaertil, "Nanuk o Esquimó", representa o princípio do realismo cinematográfico; o outro filme trata-se do filme realizado em 1939, por John Ford, "Young Mr. Lincoln", que considera como o máximo do filme clássico. 23m53: Fala da 1ª versão do filme "Amor de Perdição", que se encontra restaurada no cofre. Fala das cores originais que tinham os filmes do cinema mudo. Na sala de projecções, passa o filme e fala do filme "Maria do Mar", de Leitão de Barros, restaurado nas instalações da Cinemateca. Fala da Missão desta instituição que é a de salvar o cinema português.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .