Ser Mulher – Igualdade Parlamentar

00:26:31

Programa dedicado à Proposta de Lei das Quotas, do Partido Socialista. Razões da oposição à mesma, por parte do deputado Guilherme Silva, do Partido Social Democrata. Dia-a-dia laboral, de quatro mulheres com cargos de destaque, na sociedade portuguesa (Rosalina Machado, Odete Santos, São José Lapa e Helena Sanches Osório).

  • Nome do Programa: Ser Mulher - Igualdade Parlamentar
  • Nome da série: PORTUGALMENTE III
  • Personalidades: Guilherme Silva, Rosalina Machado, Odete Santos, São José Lapa, Helena Sanches Osório
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Luís Osório. Realizador: Gonçalo Megre. Produtor: Kátia Pinto.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Manequins de loja, vestindo propaganda de saldos. 02m44: O deputado Guilherme Silva, do Partido Social Democrata, explica no que consiste a proposta de Lei, apresentada pelo Partido Socialista, da Lei da Quotas. 03m16: O deputado Rui Carreteiro, do Partido Socialista, diz que a Lei, se for aprovada, levará a uma maior paridade entre os sexos. 03m52: Rosalina Machado, no escritório da sua empresa, ouve da secretária a agenda do dia. Lê jornais e atende telefonemas. 07m52: Rui Carreteiro, continua a falar sobre a proposta de Lei. 09m25: Guilherme Silva, diz que tem a participação das mulheres, tem a maior abertura por parte do seu partido, mas não concorda com a imposição legal que não olha ao mérito próprio de cada um. 10m27: A deputada Odete Santos, do Partido Comunista Português, em sala de reuniões ouve sindicalistas do Sindicato do Comércio e Serviços. Em seguida tem nova reunião,passando mais tarde pelo café. Entra novamente no escritório e volta a trabalhar. 14m29: Rui Carreteiro, fala da pouca abertura mostrada pelos partidos da oposição, à sua proposta de Lei. Diz, que ao nível da participação política das mulheres, Portugal tem das taxas mais baixas da Europa. 16m07: Guilherme Silva, diz que apesar da não aprovação da proposta de Lei, surgirão compromissos com os vários partidos, no sentido da maior participação das mulheres, em função do mérito. 16m56: A Actriz, São José Lapa, dirige-se e senta-se em esplanada com o seu cão. Mais tarde faz compras em mercearia. Dirige-se à empresa "O Acaso" e reúne-se com duas pessoas para entregar peça de teatro e tratar de outros assuntos. 21m13: Guilherme Silva, diz que não aprovação desta proposta de Lei, nada tem a ver com o facto de os deputados serem maioritariamente masculinos. 22m17: A vida política portuguesa, continua a ser atípica em relação a outras sociedades europeias, pois as reuniões são feitas normalmente à noite ou durante o fim-de-semana, o que dificulta a vida às mulheres pois normalmente é nessas alturas que se dedicam à família. 23m12: Helena Sanches Osório, Directora do jornal "A Capital", no seu gabinete e mais tarde fazendo reunião de trabalho. Percorre toda a redacção verificando se está tudo em ordem.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .