Segurança Aérea em Portugal – Parte II
Segunda parte do programa de debate moderado pelo jornalista João Soares Ferreira dedicado à segurança aérea em Portugal, com a participação do Comandante António Retorta, da Direção-Geral da Aviação Civil, do Comandante Vieira da Silva, Presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, e de José Carlos Lacerda, Presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo.
Resumo Analítico
Comandante António Retorta traça o perfil da segurança dos pequenos aeroportos portugueses, refere a falta de ajudas rádio nesses mesmos aeroportos e explica porque razão os aeródromos são geridos pelas autarquias; José Carlos Lacerda justifica a aterragem de aviões comerciais em bases militares. 08m33: Comandante Vieira da Silva afirma não existir conflitos entre a aviação militar e a aviação civil, dada a comunicação entre ambos, os controlos e a boa definição de zonas de circulação, confirma que o espaço aéreo português não está saturado; António Retorta indica que ainda não há nenhuma resposta da Comissão de Inquérito relativamente às caixas negras do avião que caiu na semana anterior em Santa Maria nos Açores; José Carlos Lacerda confirma que se o aeroporto de Santa Maria dispusesse de um radar teria sido mais fácil calcular a altitude do voo do avião. 14m40: Vieira da Silva refere o controlo efectuado no espaço aéreo de Marrocos seguido por José Carlos Lacerda explica situação ocorrida em Casablanca, denunciando a falta de meios existentes no referido país, e António Retorta comenta a nível pessoal a posição da ANA fase à jurisdição do espaço aéreo titulado por Casablanca. 19m20: José Carlos Lacerda, Vieira da Silva e António Retorta dão a sua opinião sobre um caso ocorrido no Aeroporto da Portela a 07 de janeiro de 1987 de erro humano da parte do controlador aéreo com dois aviões da companhia TAP; António Retorta comenta aspetos relacionados com o acidente aéreo verificado em Santa Maria nos Açores.