Século XV, a Solução Atlântica

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Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à caracterização do século XV em Portugal, marcado nomeadamente pelo longo reinado de Dom João I, pelo poder político dos Mesteirais e pela importância da Ordem de Cristo e dos Descobrimentos.

  • Nome do Programa: Século XV, a Solução Atlântica
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vista panorâmica da Praça da Figueira e da estátua equestre de Dom João I com o Castelo de São Jorge como pano de fundo, estátua em bronze do Infante Dom Henrique, impulsionador das Descobertas, na sala de entrada do Museu da Marinha, em Lisboa, mapa antigo com destaque para o continente africano e as rotas marítimas, explicação sobre os Descobrimentos que se iniciam com Ceuta, em 1415, e terminam com a Índia, em 1498. 05m03: Vistas do Cabo da Boa Esperança, ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico; breve explicação do reinado de Dom João I e de Dom Duarte, estátua em bronze de Dom Duarte, em Viseu, Rei de Portugal e autor do "Leal Conselheiro", gravura de trono real e corte para ilustração do reinado do Infante Dom Pedro, que termina na Batalha de Alfarrobeira (travada entre o rei Dom Afonso V e o Infante Dom Pedro seu tio, em 20 de Maio de 1449, junto da ribeira de Alfarrobeira em Vialonga, perto de Alverca), vistas deste local; ilustrações de cenas de guerra em África e Espanha no reinado de Dom Afonso V, o Africano. 08m34: Retrato rei Dom João II, vistas de Lisboa, ilustrações sobre coroação real e sobre o assassinato do Duque de Aveiro que levou, posteriormente, à extinção da Casa de Bragança. Estátua em bronze de Dom Manuel I, em Alcochete, monarca que estabeleceu a concórdia entre todas as classes sociais portuguesas, restaurou a Casa de Bragança e organizou a expedição à Índia de Vasco da Gama, manuscritos antigos em exposição (reformas manuelinas). 11m04: Vistas em movimento do exterior do Mosteiro dos Jerónimos, da Torre de Belém, em Lisboa, exemplos do esplendor do estilo manuelino; relato sobre a expulsão dos judeus de Espanha pelos Reis católicos e da sua fixação em território português. Vista panorâmica do Teatro Nacional Dona Maria II e da Praça do Rossio, breve referência à questão dos cristãos novos. 13m10: Pintura flamenga "Panorama de Jerusalém", com destaque para o retrato da Rainha Dona Leonor, criadora das misericórdias, interior de antigo mosteiro. Largo com estátua em bronze da Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, vista da cidade e exterior do Hospital das Caldas da Rainha, estátua da Rainha Dona Leonor, em Beja, onde nasceu. 15m20: Largo Camões com conjunto escultórico, dito Monumento a Camões, constituído por estátua em bronze do poeta e destaque para estátua em pedra do historiador Fernão Lopes, entre outros vultos notáveis da cultura e das letras nacionais; relato dos seus dados biográficos; imagens da estátua e das crónicas do próprio sobrepostas, da estátua, ao lado, do cronista Gomes Eanes de Azurara. 16m52: Manuscritos de Rui de Pina e de Garcia de Resende (Cancioneiro Geral, colectânea de antigas poesias); relato de feitos históricos que marcaram este século de glórias como Bartolomeu Dias a dobrar o Cabo das Tormentas, depois Cabo da Boa Esperança, ilustração deste descobrimento; gravura de Cristóvão Colombo, mercador genovês a quem se deve a descoberta da América, gravuras do próprio a oferecer os seus serviços a Dom João II, de cosmógrafos, e depois aos Reis católicos, e da sua chegada à América, pensando ser a Índia. 19m53: Gravuras da chegada de Colombo à América e da assinatura do Tratado de Tordesilhas (7 de Junho de 1494), que surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica. Mapa antigo para ilustrar a explicação dos efeitos da divisão do mundo pelo Tratado de Tordesilhas, manuscrito do acordo que garante o exclusivo português da rota para a Índia; mapa com explicação da rota marítima de Fernão de Magalhães com destaque para o Estreito de Todos os Santos (Estreito de Magalhães); gravuras de expedição marítima e do navegador, Fernão de Magalhães. 21m58: Vistas do Tejo a partir da Torre de Belém, gravuras de construção de navio e da partida de Vasco da Gama para a Índia; estátua de Vasco da Gama em Sines, sua terra natal; exterior da Casa dos Bicos, ou Casa de Brás de Albuquerque, em Lisboa, e gravuras de navios para ilustração do comércio das especiarias com a Índia, mapa antigo com destaque para o Brasil e gravuras do desembarque de Pedro Álvares Cabral em Terras de Vera Cruz (Brasil), momento relatado por Pêro Vaz de Caminha.

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