Se as Mulheres Mandassem

00:45:50

Programa sobre a discriminação da mulher no mercado de trabalho, baseado no testemunho de Maria de Lourdes Pintasilgo, engenheira e titular de cargos políticos em diversos Governos Provisórios, e na experiência que a Comissão da Condição Feminina acumulou sobre esta matéria.

  • Nome do Programa: Se as Mulheres Mandassem
  • Nome da série: Nome Mulher
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Maria de Lourdes Pintasilgo, Maria Antónia Palla, Maria Dolorosa, Maria João Seixas, Lígia Monteiro
  • Temas: Política, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Antónia de Sousa, Maria Antónia Palla Realização: Cinequipa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Jornalista Maria Antónia Palla entrevista Maria de Lourdes Pintasilgo sobre a experiência de ter sido uma mulher entre homens nos Governos que integrou e o desaparecimento de possíveis diferenças entre em contexto de trabalho, ilustrado com o logótipo da CCF. 28m05: Declarações de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre a discriminação que sentiu na atribuição das pastas do Governo e na secundarização dos Assuntos Sociais, o interesse e a utilidade de as mulheres atuarem noutras áreas e integrarem o Governo em função da sua competência. 33m43: Em Lisboa, peixeira corta peixe na rua; declarações de peixeira e transeuntes sobre o direito de as mulheres ocuparem posições de poder e governação e a competência feminina; globo terrestre sobre mesa; declarações de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre o conservadorismo associado à mulher. 39m27: Declarações de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre a ausência, marginalização e discriminação das mulheres nos vários quadrantes da vida social e a força e potencial das mesmas após a Revolução de 25 de Abril de 1974. 44m34: Mulher a caminhar com bebé ao colo e criança em olival; mulheres na apanha da azeitona e tomate no campo; homem vareja oliveira; tomate dentro de caixas; faixa do Ano Internacional da Mulher nas instalações da Comissão da Condição Feminina, em Lisboa; quadros decorativos; declarações de Maria Dolorosa, membro da CCF, sobre as ações que a mulher deveria empreender ao exercer cargos de governação e os diversos papéis sociais que desempenha. 49m41: Declarações de Maria João Seixas, jornalista e membro da CCF, sobre o facto de não se dar a devida atenção às mulheres, a possibilidade de a mulher humanizar a política e a importância desta desempenhar cargos governativos. 53m03: Declarações de mulheres sobre a vantagem de as mulheres poderem desempenhar cargos de poder e governação, a hierarquia doméstica nas suas casas e o modo como as mulheres exerceriam o poder se tivessem possibilidade; mulheres transportam caixas de tomate no campo; peixeira vende na rua; peixe dentro da caixa. 56m25: No Miradouro de Santa Catarina, em Lisboa, Maria Antónia Palla entrevista Lígia Monteiro, médica e ativista política durante a ditadura, sobre a aceitação que teve nos movimentos e ações em que participou, o facto de as mulheres chamadas para o Governo já terem tido uma experiência na ação governativa, a dificuldade de integração das mulheres numa sociedade tradicional e a discriminação, ilustradas com mulheres sentadas e a dormir em bancos do jardim. 01h01m53: Declarações de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre o modo como as mulheres poderiam ser mais participativas na sociedade, as mudanças que precisam de ser feitas em prol da igualdade e efetivação dos direitos sociais. 01h06m01: Ceifeiras trabalham no campo, intercaladas com posters representando mulheres e o logótipo da Conferência Mundial do Ano Internacional da Mulher.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .