Sarah Afonso: Biografia do Centenário 1899-1999

00:50:00

Documentário sobre a vida e obra da pintora Sarah Afonso, produzido no centenário do seu nascimento. A filiação na escola modernista, o casamento com Almada Negreiros, o abandono prematuro da pintura para se dedicar à vida familiar, e o posterior regresso à atividade artística como ilustradora. Imagens de arquivo com excertos de entrevistas à pintora.

  • Nome do Programa: Sarah Afonso: Biografia do Centenário 1899-1999
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Sarah Afonso, José Sobral de Almada Negreiros, Maria José de Almada Negreiros, Paula Afonso, José Almada Negreiros, Raquel Henriques da Silva, Maria Belo
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Locução: Eunice Muñoz Produtor: Dulce Simões Realizador: Manuel Varella
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Documentário biográfico sobre Sarah Afonso, nascida em Lisboa em 1899, pintora e ilustradora casada com o pintor José de Almada Negreiros, expoente do Movimento Modernista Português, consagrada com o Prémio Sousa Cardoso e participante na Exposição Bienal de São Paulo. 04m00: Declarações de Maria José de Almada Negreiros recordando a forma como efectuou várias entrevistas a Sarah Afonso, resultando desses depoimentos uma biografia sobre a pintora. Imagens de arquivo a preto e branco da pintora Sarah Afonso, do seu marido José Almada Negreiros e vistas de Lisboa; intercalado com: planos de vários quadros da pintora Sarah Afonso; retrato do pintor Columbano; fotografias da artista enquanto jovem; fotografias dos pais de Sarah Afonso; fotografias de Sarah Afonso. Entrevista a Paula Afonso, irmã de Sarah Afonso, referenciando o quotidiano familiar; intercalada com imagens de retratos feitos pela pintora durante a sua juventude. Plano de uma fotografia de Viana do Castelo, cidade onde a artista estudou entre 1905 e 1910; fotografias de Sarah Afonso enquanto estudante num colégio de freiras. 10m55: Imagens de arquivo a preto e branco de concentração de populares na Praça do Rossio, após a implementação da Republica a 5 de Outubro de 1910. Plano próximo do primeiro desenho efectuado por Sarah Afonso em 1912 e plano do primeiro desenho efectuado por José Almada Negreiros. Excerto de entrevista realizada em 1977 à pintora Sarah Afonso. Imagens de arquivo a preto e branco de: vistas da Baixa de Lisboa; vista da cidade de Lisboa a partir do Rio Tejo; placa toponímica da Rua de Monserrate em Viana do Castelo; procissão em Viana do Castelo; vistas do bairro de Campolide; intercala com planos de cartazes alusivos ao trabalho pictórico de Almada Negreiros e do pintor Santa Rita, fotografias do pintor Amadeu de Sousa Cardoso, planos de vários quadros de Sarah Afonso, fotografias de Sarah Afonso e do seu pai Francisco Afonso, Comandante da Guarda Nacional Republicana. 16m50: Excerto de entrevista realizada em 1977 à pintora Sarah Afonso em que a pintora refere o seu percurso académico e a sua ligação ao Grupo do Orpheu, Movimento Modernista em Portugal; intercalada com fotografia de Almada Negreiros. Fotografia do pintor Columbano e pinturas e desenhos de autoria de Sarah Afonso. Entrevista a Raquel Henriques da Silva, Conservadora de Museu, referindo-se ao Movimento Modernista em Portugal e aos artistas que aderiram a essa nova corrente de meados do século XX; intercalada com planos vários de uma pintura de Sarah Afonso. Imagens de Arquivo de tom sépia de partida de um comboio com passageiros a acenarem às janelas; desfile de mulheres femininistas; mulher a vestir-se; baile; mulheres a correrem; gravuras do final do Século XIX, comboio a partir de uma gare; passageira sentada dentro de uma carruagem; cidade de Paris, movimento de rua, pessoas sentadas numa esplanada de um café, vista da Torre Eiffel; intercaladas com: entrevista a Maria Belo, aludindo aos movimentos femininistas do início do século XX. 28m02: Planos de desenhos e pinturas de autoria de Sarah Afonso. Imagens de arquivo de tom sépia de: vista da Praça do Rossio e movimento de rua na Baixa de Lisboa. Entrevista a José Almada Negreiros, filho de Sarah Afonso e do pintor Almada Negreiros, mencionando que Sarah Afonso parte para Paris porque o seu pai que se encontrava em serviço militar em África envia-lhe todo o dinheiro que juntara para proporcionar à sua filha estudos no estrangeiro; intercalada com planos de vários quadros de Sarah Afonso, fotografia do pintor Marc Chagal e o quadro “O Grito”, da autoria do pintor Eduard Munch. 34m05: Continuação de entrevista a Raquel Henriques da Silva sobre a obra de Sarah Afonso; intercalada com planos de quadros e fotografias de Sarah Afonso, plano de um quadro de Columbano e Imagens de arquivo de tom sépia de: comboio com passageiros a sair de uma gare; plano próximo de uma locomotiva; plano de carris; vista da Torre Eiffel e da cidade de Paris; vista geral de Lisboa. Continuação de entrevista a Paula Afonso, referindo-se que Sarah Afonso regressa de Paris pelo facto de a mãe estar doente e a morrer. Plano de um recorte de jornal com a notícia de participação de Sarah Afonso na exposição do “Primeiro Salão dos Independentes”. Continuação de entrevista a Raquel Henriques da Silva, mencionando as criticas muito positivas que foram feitas aos artistas participantes no Primeiro Salão dos Independentes; intercalada com recortes de jornais e folhetos promocionais de exposições de pintura. Imagens de arquivo de tom sépia de: manifestações de populares em Espanha e que antecederam a Guerra Civil de Espanha; fotografia do escritor Garcia Lorca; plano do exterior do Café Brasileira no chiado em Lisboa e; fotografia de Sarah Afonso com Almada Negreiros. 44m35: Plano de quadros pintados por Sarah Afonso, intercalados fotografias de Sarah Afonso e de Almada Negreiros; com sobreposição de off de excerto de entrevista a Sarah Afonso. Imagens de arquivo de tom sépia de Sarah Afonso com os seus netos. Continuação de entrevista a Maria Belo sobre o papel da mulher na sociedade portuguesa do inicio do século XX e a submissão de Sarah Afonso a estes mesmos preceituados sociais que lhe impuseram a permanência em casa junto dos seus filhos, abdicando assim da possibilidade de dedicar-se totalmente à pintura. Planos de quadros de autoria de Sarah Afonso e de Almada Negreiros. Continuação de entrevista a Raquel Henriques da Silva, realçando o facto da artista ter sido empurrada por Almada Negreiros para dedicar-se à educação dos filhos em detrimento da pintura. Planos vários do jardim, exterior e interiores da casa de Sarah Afonso em Bicesse, Cascais; intercalada com: continuação de entrevista a Paula Afonso, referindo o tempo que a sua irmã dedicava ao jardim da cãs de Bicesse e excerto de entrevista realizada em 1977 à pintora Sarah Afonso em que a pintora menciona o prazer que tinha em estar na sua casa de Bicesse.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .