São Julião da Barra

00:28:58

Programa dedicado ao património arquitetónico e histórico português com destaque para o Forte de São Julião da Barra, localizado na margem direita do rio Tejo, no concelho de Oeiras, construído no século XVI destacando-se as características arquitetónicas, a importância da fortificação marítima no percurso da história de Portugal e a ligação com o General Gomes Freire de Andrade, que ali permaneceu preso os últimos meses de vida.

  • Nome do Programa: São Julião da Barra
  • Nome da série: Pedra a Pedra
  • Locais: Oeiras
  • Personalidades: Gomes Freire de Andrade
  • Temas: Artes e Cultura, História, Justiça, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto de Manuel J. Gandra, Ana Cristina Leite e Paulo Pereira. Participação dos atores Rui Figueiredo, Cristina Hauser, Luís Vidal Lopes, Eduardo Oliveira e Carlos Carvalho e elementos do CIAAC-Cascais. Locução: Luís Lucas. Fotografia: Luís Delgado Realização: Luís Vidal Lopes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vista em movimento da estrada de acesso à fortificação, porta principal e pátio do Forte São Julião da Barra a partir de automóvel. Biografia do General Gomes Freire de Andrade, ilustrada com: gravuras alusivas à vida quotidiana na cidade de Viena, na Áustria, retrato de António Ambrósio Freire de Andrade, documento com a assinatura de Freire de Andrade, pinturas alusivas a várias campanhas militares portuguesas, retratos do general Junot e de Napoleão, primeiras páginas do jornal "O Século", correspondência assinada por Gomes Freire de Andrade, boletim oficial da Maçonaria Portuguesa (loja do Grande Oriente Lusitano), brochura em homenagem a Freire de Andrade, enquanto Grão-mestre da Maçonaria Portuguesa, manuscrito do processo de condenação à morte de Freire de Andrade, fotografias do pelourinho, que se situa frente ao forte de São Julião, e homenagem prestada a Freire de Andrade no centenário da sua morte, primeiras páginas de jornais datados de 1917. Forte de São Julião da Barra: a partir da praia, vista do fortificação com barcos de pescadores em primeiro plano, torreão, muralha e canhões apontados para o rio Tejo, vista aérea do Forte de São Lourenço do Bugio, também conhecido como Fortaleza de São Lourenço da Cabeça Seca. Forte de São Julião da Barra: muralhas, vista aérea, brasão em pedra, planta do traçado arquitetónico, vista aérea dos terrenos adjacentes, animação da capitulação da praça forte, no ano de 1640, planos de balas de canhão, escudo em pedra, corredor das celas prisionais, interior das masmorras, grande plano do sino da torre. Reconstituição histórica de cerimónia efetuada pelo arcebispo Dom Jorge de Almeida, com o fim de exorcismar as águas que banham o forte, vista das muralhas e do promontório rochoso pelo qual se eleva o forte. Planos vários do forte: painel de azulejos com a inscrição do nome do forte, porta da entrada norte que dá acesso ao recinto do revelim, plano picado e vista aérea do fosso, caminhos de acesso aos baluartes, vista aérea mostrando a disposição das peças de artilharia ao longo das muralhas defensivas, torre sineira encimada por farol, baluarte do lado nascente, conhecido também por "Baluarte do príncipe D. Fernando", canhões, ponte de acesso à esplanada da fortaleza, planos de vários canhões, brasão em pedra, porte de ferro que dá acesso aos subterrâneos, corredor de acesso aos aposentos das guarnições, plano geral da cisterna, claraboia no teto da abóboda da cisterna, plano geral da praça forte, planos de peças de artilharia, vista aérea do forte, do baluarte de Santo António e da torre. Torre do forte: vista aérea, painel de azulejos em homenagem a Freire de Andrade que ali permaneceu preso até à data do seu enforcamento. Reconstituição história dos últimos meses de vida do general Gomes Freire de Andrade (principais personagens interpretados por Crista Hauser, Luís Vidal, Eduardo Oliveira e Carlos Carvalho).

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .