Santarém: Cidade Gótica

00:39:09

Programa de caráter cultural sobre a importância do património arquitetónico e religioso da cidade de Santarém, com destaque para a influência e presença do estilo Gótico, que a fez ficar conhecida como a "capital do gótico português".

  • Nome do Programa: Santarém: Cidade Gótica
  • Nome da série: IMPACTO
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Augusto Pereira Brandão, Alfredo José Pinheiro
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Realização: Ensaio Produção: João Martins
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista do Rio Tejo, lezíria, Ponte Dom Luís I e Santarém; Igreja do Convento de Santa Clara: rosácea, torre sineira, janelas e pormenores, arcos quebrados e pilares no interior; castelo e pormenores das muralhas; encosta do Jardim das Portas do Sol; Torre das Cabaças; quadros representando a conquista de Santarém aos mouros no século XII; excerto de texto em língua portuguesa antiga sobre a conquista; vista geral da cidade; exterior da Igreja do Convento de Santa Clara. 59m10: Desenho e exterior da Igreja de São João de Alporão e pormenor do pórtico com arquivoltas em arco de volta perfeita; Igreja de São João de Alporão (onde funciona o Museu Arqueológico de Santarém): pormenores do pórtico e rosácea, elefantes de mármore; interior: nave com abóbada de cruzaria, com arcos de volta perfeita; rosácea; túmulos de Dom Duarte de Meneses, fidalgo português, e de Martim Afonso Chichorro, filho natural do rei Afonso III; túmulo e lápide, esculturas. 01h04m16: Túmulo do Rei Dom Fernando no Museu Arqueológico do Convento do Carmo em Lisboa, ornamentado com brasão de armas, grifos, figuras humanas, quinas, anjos e respetivos pormenores; janela; Igreja de Santa Cruz: frestas, óculo, torre sineira, pórtico, portal e pormenores; vista de Santarém; Igreja do Convento de São Francisco em reconstrução e pormenores; interior: arcos em ogiva na nave principal, claustro de arcaria ogival, colunelos com capitéis ornamentados; fotografias dos arcos em ogiva e do claustro. 01h10m45: Pormenores de monumentos em ruínas; ruas e vista de Santarém; muralha do castelo; Igreja de Santa Cruz; Igreja do Convento de Santa Clara; Igreja de Santa Maria de Marvila e pormenores da torre sineira, pórtico manuelino, colunas, janelas em arco quebrado e óculo; capela de Nossa Senhora do Monte e pormenores das colunas e do claustro; encosta do Jardim das Portas do Sol; Igreja de Santa Maria da Alcáçova, torre sineira, claustro e pormenores. 01h17m40: Fonte das Figueiras, com arco quebrado, colunas com capitéis ornamentados, cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas e pormenores; água da fonte; Igreja da Graça e pórtico; interior: nave central, altar-mor, colunas e rosácea. 01h20m35: Igreja do Convento de Santa Clara; janelas e pormenores; Igreja da Graça: pórtico principal, rosácea e pormenores; interior: nave principal, altar-mor, colunas, capitéis, janelas, escadaria; plantas arquitetónicas de monumentos e pormenores. 01h24m30: Interior da Igreja da Graça: janela, túmulo duplo de Dom Pedro de Menezes, Conde de Vila Real e primeiro capitão de Ceuta, e sua esposa, Dona Beatriz Coutinho, sobre leões, ornamentado com brasão de armas e pormenores, estátuas de Dom Pedro e Dona Beatriz sobre a tampa e pormenores; rosácea; altar-mor; pórtico; Igreja do Convento de Santa Clara e pormenores das janelas; estatuária e túmulos na Igreja de São João de Alporão; Igreja do Convento de São Francisco em reconstrução e pormenores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .