Santa Maria da Feira I

00:25:17

Programa apresentado por Teresa Sampaio dedicado a Santa Maria da Feira e seus concelhos e onde podemos ver o seu património histórico e cultural, Museu de Papel, Parque Ornitológico da Lourosa, para além do seu rico artesanato e doçaria regional.

  • Nome do Programa: Santa Maria da Feira I
  • Nome da série: CONCELHOS
  • Locais: Santa Maria da Feira
  • Personalidades: Teresa Sampaio
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP Int
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Teresa Sampaio. Produção: José Miguel Cadilhe. Locução: Elisabete Maia. Realização: André Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Clips de Santa Maria da Feira que irão ser desenvolvidos ao longo do programa. 03m39: Declarações de Alfredo de Oliveira Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. 04m20: Vistas da cidade de Santa Maria da Feira; Igreja Matriz do século XVII; Convento dos Lois; Igreja da Misericórdia; Castelo de Santa Maria da Feira, exemplar de arquitetura militar e medieval, ( boas imagens ); Castro do Romariz; Solar da Casa da Quinta da Torre; Casa da Portela, em Paços de Brandão, serviu de cenário ao filme, Amor de Perdição, em 1921; Na freguesia de Caldas de São Jorge pode-se ver a Casa Antiga de São Jorge, que data dos meados do século XVIII. 09m51: Interior de fábrica de papel, que mostra várias fases do fabrico do papel, com operários a trabalhar; interior do Museu do Papel, inaugurado em 2001, destaca-se pelo facto de ser um museu industrial em atividade, possuí um espaço de produção manual, ou seja o fabrico folha a folha que utiliza equipamentos simples em madeira e outro espaço, mas de produção industrial onde se mostra o processo de fabrico contínuo; exterior do museu de papel. 13m49: Parque Ornitológico da Lourosa; crianças visitam parque; aves exóticas, integradas no seu habitat natural, destaque para coruja, catatuas, papagaios, urubus rei, flamingos; Porto Carvoeiro local onde o rio Douro banha e se desfruta de uma paisagem verde; Jardim Municipal, com bastante arvoredo; parque infantil. 17m10: Termas de Caldas de São Jorge, doentes em tratamentos, massagens, jactos de água, piscina termal, argila e inalações. 20m02: Artesanato da região de Santa Maria da Feira feitos de diversos materiais como, cortiça, latão, porcelana, linho, barro, artesão faz pandeireta de madeira e pele de cabra. 23m12: Pasteleiro confeciona fogaças e caladinhos, doces tradicionais da região de Santa Maria da Feira, pasteleiro decora a massa e leva ao forno.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .