Santa Joana Princesa no Museu de Aveiro

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Museu de Aveiro, antigo Mosteiro de Jesus, com destaque para o retrato e o túmulo da Infanta Joana, irmã única de D. João II, segundo nos explica o convidado José António Christo, Historiador de Arte e Conservador.

  • Nome do Programa: Santa Joana Princesa no Museu de Aveiro
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Aveiro
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas aéreas de Aveiro, exterior em movimento do Museu de Aveiro, claustros e pórtico de entrada deste monumento, interior com retrato de Santa Joana Princesa e do seu túmulo, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, refere a temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Aveiro assinalada, vistas da cidade, ria de Aveiro com barcos moliceiros ancorados, centro da cidade, exterior da sua Sé Catedral, estátua da Princesa Santa Joana, Padroeira de Aveiro (1452-1490), vistas panorâmicas do Museu de Aveiro, exterior, destaque para o retrato da Infanta D. Joana de Portugal, conhecida como a Princesa Santa Joana, de autor desconhecido. José António Christo comenta a veracidade do retrato que corresponde à real fisionomia da Infanta, pintura "Oferta do retrato ao Rei Francês Luís XI", 1734, Escola Portuguesa, dados biográficos da Infanta, Imagem dos Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves de 1470, retratos gravados da Princesa Joana de Portugal, 1621, um de Cornélio Galle e outro igual mas com o decote tapado de Pieter Neefs e de Erasmus Quellinus de 1639. Panorâmica exterior do Mosteiro de Jesus onde se recolheu em clausura, em 1472, a infanta D. Joana, filha do rei Afonso V, e onde viria a morrer em 1490, fachada do mosteiro, portal de entrada da Capela de Santo Agostinho, sineta que chamava as religiosas para as refeições, crucifixo pequeno que a Infanta tinha na mão ao morrer e outro em tamanho natural que se encontra no coro-alto da capela, retratos do rei D. Afonso V, seu pai, e de D. João II, seu irmão, imagens processionais de São Domingos e de Santa Joana que percorrem a cidade durante a procissão de 12 de Maio, dia da morte da Santa Joana Princesa, pintura da Princesa Santa Joana da autoria de António André, 1618-1625, códice memorial da Infanta D. Joana, 1513-1518, redigido pelas religiosas do Mosteiro de Jesus e onde vem narrada toda a sua vida, interior da Sala de Lavor da Infanta Santa Joana, atual capela toda em talha dourada, onde morreu aos 38 anos, pintura que retrata a sua morte, pormenores da capela que contem painéis sobre a sua vida, destaque e pormenores do crucifixo que estava na sua mão aquando da sua morte, este Cristo cruxificado tem o cabelo natural da Princesa Joana e tem uma estrutura gótica, pintura "Visita de D. João II ao Convento de Jesus", 1700-1750, Escola Portuguesa, livro de crónicas da "Vida e Feitos Del Rey Dom Joam Segvundo", de Garcia de Resende, 1545, manuscrito do Memorial da Infanta D. Joana 1513-1518. Pintura do "Nascimento da Princesa Santa Joana", 1675-1700, Escola Portuguesa, interior da capela com painéis que retratam as escravas negras da Infanta Joana a quem deixa carta de alforria no seu testamento, relato da História das Três Coroas que são as tentativas de casar a Infanta e que ela recusa, pintura da Princesa Santa Joana, de António André, 1618-1625, com referência às 3 coroas, quadro a óleo da "Princesa Santa Joana com Hábito Dominicano", 1675-1700, Escola Portuguesa, pormenor das 3 coroas, imagem de Santa Joana, 1775-1825, Escola Portuguesa, com as 3 coroas aos seus pés, comentários sobre os milagres atribuídos a Santa Joana Princesa e que conduziram à sua beatificação. Cofre com o cinto da princesa que era pedido para as mulheres que não conseguiam engravidar ou para mulheres em dificuldades no trabalho de parto, claustros do convento, túmulo de Santa Joana Princesa, situado no coro baixo da igreja, obra de João Antunes, arquiteto régio, uma arca com embutidos de mármores italianos de diversas cores, pormenores, estátuas de anjos que o adornam, brasão da Casa de Bragança, interior da igreja com paredes forradas a painéis de azulejos. Pinturas "Regresso de D. Afonso V de Arzila", 1734, Escola Portuguesa, "Chegada da Princesa ao Convento de Jesus", 1675-1725, Escola Portuguesa, "Entrada da Princesa Santa Joana no Convento de Jesus", 1734, Escola Portuguesa, e "Tomada de Hábito ou Corte dos Cabelos", 1700-1750, Escola Portuguesa, vistas panorâmicas do exterior do Museu de Aveiro e da zona envolvente.

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