Sandra Costa Saldanha e Joaquim Caetano

01:10:16

A jornalista Paula Moura Pinheiro conversa com Sandra Costa Saldanha, historiadora de arte e directora do Secretariado Nacional Para os Bens Culturais da Igreja, e com Joaquim Caetano, conservador-restaurador, especialista em pintura mural, sobre a segurança e preservação do património de arte sacra.

  • Nome do Programa: Sandra Costa Saldanha e Joaquim Caetano
  • Nome da série: CÂMARA CLARA IV
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Sandra Costa Saldanha, Joaquim Caetano
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produção: Fátima Barros Realização: Teotónio Bernardo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

10h02m19: Interior de igreja; altar; depoimentos de Leonor Sá, Conservadora do Museu da Polícia judiciária, sobre os furtos de arte sacra; exterior de igreja; referências ao projecto, criado através do Museu e da Internet "Igreja segura, igreja aberta" da Polícia Judiciária; etiqueta onde se lê "Museu Criminalístico da Polícia Judiciária"; página da Internet, para mostrar a arte sacra roubada; azulejos; Sítio da Internet "SOS azulejo" do Museu da Polícia Judiciária, que mostra azulejos roubados; edifício degradado, com falhas de azulejos nas fachadas. (Jornalista: Luís Caetano) 10h10m25: Capa do livro "O Marão e as oficinas de pintura mural nos séculos XV e XVI" de joaquim Inácio Caetano. 10h16m33: Paisagem alentejana; grafismos com o projecto "Rota do fresco", criado por Catarina Valença Gonçalves; exterior e interior da ermida de São Neutel, em Vila Nova da Baronia; frescos (pinturas murais), com sinais de degradação; depoimentos de Catarina Valença Gonçalves, historiadora de arte, sobre as intervenções de conservação e restauro; pintura renascentista e exterior da Igreja Matriz de Alvito; exterior e interior da ermida de São Sebastião, em Alvito. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 10h30m26: Capa do roteiro "Rota do fresco". 10h30m55: Exterior e interior do Mosteiro de Alcobaça; depoimentos de André Remígio, conservador-restaurador; pormenores do Túmulo de D. Inês de Catro, com conservação e restauro de André Varela Remígio, onde aplica o princípio da intervenção mínima; Imagem de Nossa Senhora com o Menino, padroeira do Mosteiro, seguida de comentários de André Remígio; plano geral do interior do Mosteiro, onde se podem ver os Túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. (Jornalista: Luís Caetano) 10h41m26: Capa do livro "Órgãos das Igrejas da Madeira" de Dinarte Machado e Gerhard Doderer. 10h41m48: Arte sacra; placas de esmalte, que pertencem ao Museu Soares dos Reis; Virgem do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa, em processo de restauro no Instituto dos Museus e da Conservação; laboratório de restauro "José de Figueiredo" do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC); conservação e restauro de peças de arte; observação ao microscópio; depoimentos de Isabel Raposo Magalhães, sub-directora do IMC, sobre as ciências aplicadas à conservação e restauro; tecnologia utilizada na conservação e restauro; depoimentos de Maria João Melo, coordenadora do mestrado em conservação e restauro da Faculdade de Ciências Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL); estudantes no laboratório de conservação e restauro da (FCT/UNL); fachada e interior da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, onde se realizam cursos profissionais; alunos dos cursos profissionais; fachada e interior da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva; conservação e restauro do interior de uma igreja, de um coche e de um quadro. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 10h46m59: Capa e páginas do catálogo da exposição "Tapeçaria e desenho" de Cruzeiro Seixas, patente na Reitoria da Universidade de Lisboa; obra de Pedro Proença; imagens dos ateliers de Arpad Szenes e Vieira da Silva, no Museu da Electricidade; exposição de pintura "Série B" de Pedro Zamith; exposição de arte sacra "Casa perfeitissíma" no Museu Nacional do Azulejo. 10h47m56: Fachada do Palácio Nacional da Ajuda; exposição "Obras de referência dos Museus da Madeira: 500 anos da história de um arquipélago", na Galeria do rei D. Luis I; depoimentos de Francisco Clode, comissário da exposição. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 10h53m25: Cartaz do "concerto contra a indiferença", para celebrar os 25 anos da Assistência Médica Internacional (AMI). 10h53m57: Capa do DVD "As sete palavras de Cristo" ou "Septem verba Christi in Cruce" de Joseph Haydn, com nova gravação pelo "Le concert des nations" de Jordi Savall; excerto do concerto, dirigido por Jordi Savalli. 10h55m20: Imagens fixas da Peça "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos" de Tom Stoppard, no Teatro Experimental de Cascais. 10h55m46: Exterior do Teatro da Trindade; depoimentos de Cucha Carvalheiro, directora do Teatro Trindade; interior do Teatro; breves excertos de peças de teatro. (Jornalista: Inês Forjaz) 10h58m30: Capa e paginas do livro "Moderno tropical: arquitectura em Angola e Moçambique 1948-1975" de Ana Magalhães e Inês Gonçalves; capa dos livros "Se as jóias falassem" de Eduardo Alves Marques, de "Soeiro Pereira Gomes: na esteira da liberdade", de "O mundo branco do rapaz-coelho" de Possidónio Cachapa, de "A lebre de vatanen" de Arto Paasilinna, de "A confiança em si, a nartureza e outros ensaios" de Ralph Waldo Emerson, de revista "Ler". 11h02m57: Capa do livro "A Basílica da Estrela" de Sandra Costa Saldanha. 11h04m15: Joaquim Caetano, lê excerto da obra com a capa "Uma coisa em forma de assim" de Alexandre O´Neill; capa dos livros do " Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora", e de "A igreja de Santa Catarina: a talha da capela-mor" de Sílvia Ferreira. 11h07m14: Imagens fixas do restauro da Custódia de Belém. 11h08m15: Pormenores da Custódia de Belém, da autoria de Joaquim Caetano de Carvalho.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .