Sabe que há um Museu dos Fósforos?

00:41:29

Programa conduzido por Ruy Ferrão sobre o Museu de Fósforos instalado Convento de São Francisco em Tomar, cujo espólio é constituído por coleção de caixas de fósforos do colecionador Aquiles Mota Lima.

  • Nome do Programa: Sabe que há um Museu dos Fósforos?
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Tomar
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Aquiles Mota Lima
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção e Realização: Ruy Ferrão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Ruy Ferrão apresenta tema do programa, a partir de Tomar, fala da origem e evolução das caixas de fósforos, e entrevista Aquiles Mota Lima, fluminista (coleccionador de caixas de fósforos), sobre o número de peças da colecção, o modo e data em que surgiu a ideia da colecção, o elevado número de fluministas em Portugal, os conhecimentos dentro do meio e as trocas de peças realizadas entre coleccionadores, a reunião dos principais coleccionadores nacionais na Associação de Fluministas de Portugal, a participação em exposições nacionais e estrangeiras e os prémios recebidos, e o número de países representado na colecção; intercalado com caixas e carteiras de fósforos: evocativa de coração da Rainha Isabel II de Inglaterra em 1953, exposição de medalhas e diplomas de certames de fluminismo. 10m04: Aquiles Mota Lima fala sobre o ter construído instalações especiais devido aos problemas de segurança provocados pela colecção, a correspondência e troca de peças, o organizar da colecção por países de origem, os países mais bem representados, a literatura fluminista especializada, e os exemplares de maiores e menores dimensões; intercalado com caixas de fósforos soviéticas, comparação entre caixas de fósforos com pequenas diferenças entre si, maior e menor caixas de fósforos. 15m26: Folhear de álbuns com tampas de caixas de fósforos: de Portugal (séculos XIX e XX), de Espanha e Itália (século XIX); abrir de gavetas com exemplares repetidos; diplomas; salas com peças em expositores; Ruy Ferrão abre e roda móvel expositor giratório com zona de depósito de peças repetidas no interior; colecções de caixas de diversas proveniências; exposição de exemplares com dimensões ou formas fora do habitual. 20m49: Colecções em expositores: com reprodução de retratos das "16 raparigas mais bonitas de Munique", representativas de diversos países. 25m19: Expositores com caixas de fósforos de diversas dimensões, de diversas origens e temáticas, abrir de caixa de grandes dimensões com caixas menores no interior; colecções de peças de diferentes origens e temáticas, rodar de expositor giratório, abrir de caixa em forma de prisma triangular; vitrina com caixas de fósforos de cera, caixas de fósforos de lareira. 33m52: Aquiles Mota Lima mostra caixa de fósforos com vela para subir escadas não iluminadas, acende fósforo de chama prolongada, abre caixa de fósforos de marinheiro, mostra fósforos perfumados com o formato de cones de incenso, e abre carteira de fósforos publicitária da companhia aérea TAP com figura tridimensional de Boeing 747 no interior; exemplares em forma de livro; colecções que formam puzzles em expositor; exemplares: em forma de lâmpada, de pistola, e de propaganda política; demonstração de peças: com imagens prismáticas em movimento, com abertura diagonal e imagens femininas, de caixas natalícias, e de feitios particulares; Ruy Ferrão conclui programa com puzzle de caixas de fósforos espanholas e despede-se dos telespectadores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .