Sabe o que ardeu no Palácio da Ajuda?

00:51:03

Programa conduzido por Ruy Ferrão sobre as causas e os estragos provocados pelo incêndio que afetou a Galeria de Pintura de Dom Luís e parte da ala norte do Palácio Nacional da Ajuda na noite de 23 para 24 de setembro de 1974.

  • Nome do Programa: Sabe o que ardeu no Palácio da Ajuda?
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Armindo Ayres de Carvalho, António Mendes, Maria da Conceição Carvalho Geadas
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Produção e Realização: Ruy Ferrão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Imagens de arquivo noturnas da fachada do Palácio da Ajuda, de populares nas imediações, do incêndio e bombeiros a combater o fogo com mangueiras e escadas, evacuação de pessoas e destroços do edifício; exterior e fachada do palácio. 06m10: Nos destroços da galeria de pintura, Ruy Ferrão entrevista o conservador e pintor Armindo Ayres de Carvalho sobre o incêndio e as suas possíveis causas ilustrado com imagens de arquivo do interior da galeria antes de ser destruída pelo incêndio, com destaque para os quadros/pinturas (telas) e imagens dos destroços provocados pelo fogo e exterior do palácio. 12m08: Ruy Ferrão e Armindo Ayres de Carvalho comentam a falta de vigilância do edifício, referem o decorrer das obras, os vários ocupantes do palácio, nomeadamente os serviços da Presidência do Conselho e do Estado Maior das Forças Armadas, e a falta de espaço e realçam o valor e importância dos bombeiros e da população. 19m56: Carruagens que foram resgatadas do incêndio por populares, entre as quais a carruagem onde Dom Carlos I, Rei de Portugal, e seu filho e herdeiro Dom Luís Filipe de Bragança foram assassinados no regicídio de 1908, e bicicletas; interior do Museu das Carruagens após o incêndio. 24m36: Armindo Ayres de Carvalho afirma que cerca de quinhentas (500) peças foram destruídas na galeria de pintura, refere os quadros que foram enviados para o Museu Nacional de Arte Antiga e a necessidade de rever o inventário ilustrado com busto de Vítor Manuel, destroços da galeria e peças que pertenceram a Dona Maria Pia recolhidas após o incêndio, incluindo pratas, atoalhados e contador; interior da sala onde se guardavam os "tesouros" do palácio e onde se verificaram estragos provocados pela água. 31m45: Ruy Ferrão entrevista António Mendes, contínuo/guarda, sobre os acontecimentos da noite do incêndio ilustrado com funcionários do palácio na sala e imagens dos destroços provocados pelo fogo. 39m03: Armindo Ayres de Carvalho refere o salvamento do "Cancioneiro da Ajuda" (coleção de poesias em galego-português do século XIII); Ruy Ferrão entrevista Maria da Conceição Carvalho Geadas, bibliotecária da Biblioteca da Ajuda, sobre os acontecimentos da noite do incêndio, os estragos provocados na biblioteca e as medidas adotadas nos dias seguintes de modo a evitar a destruição total do espólio bibliográfico ilustrado com mãos a folhear o referido cancioneiro e livros antigos e manuscritos arrumados em prateleiras; leitores consultam livros na biblioteca; livros com sinais de degradação; funcionárias colocam capas de papel absorvente nos livros. 44m27: Placa "Rouparia do Real Thesouro"; tecidos estendidos em vários locais do palácio; funcionárias carregam e arrumam pacotes com peças de tecido já tratadas pelo Instituto de José de Figueiredo; tapete e tecidos, louças guardadas em estantes em várias salas e exterior do palácio com voz off de Armindo Ayres de Carvalho a referir o que foi e será feito após a catástrofe; Ruy Ferrão conclui o programa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .