Sabe como se faz o Chá?

00:42:04

Programa conduzido por Ruy Ferrão sobre a indústria do fabrico e produção do chá e cultura da planta, com destaque para exemplos de fábricas instaladas na freguesia da Ribeira Seca, no concelho da Ribeira Grande na Ilha de São Miguel nos Açores.

  • Nome do Programa: Sabe como se faz o chá?
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Arquipélago dos Açores
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Eduardo Wallenstein
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção e Realização: Ruy Ferrão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Ruy Ferrão introduz o programa, a partir de fábrica de produção de chá na Ribeira Seca, entrevista Eduardo Wallenstein e o filho também Eduardo, produtores de chá, sobre a origem da cultura do chá na Ilha de São Miguel, desde o século XIX até à atualidade, a evolução do setor perante a concorrência e as alterações no mercado e o cultivo do chá. 12m36: Campo cultivado de cultura de chá; continuação da entrevista a Eduardo Wallenstein e a seu pai alternado com trabalhadoras agrícolas cantam ao mesmo tempo que apanham folhas de chá cultivadas no campo da fábrica Wallenstein com voz off a referir o processo de fabrico do chá. 24m31: Trabalhadores carregam os sacos com as folhas de chá até às instalações da fábrica; secagem das folhas na sala de tabuleiros destacando-se o trabalho executado pelas funcionárias na separação e colocam as folhas em funis para serem enroladas nas máquinas para o enrolamento sob a vigilância de funcionários; colocação do chá enrolado em tabuleiros que são transportados em cestos; máquina de espalhar chá; transporte dos cestos para as salas de fermentação onde estão termómetros para medir a temperatura do chá durante a sua fermentação; colocação do chá fermentado em caixas para ser levado às salas de secagem. 30m30: Sala das caldeiras onde se faz o aquecimento e secagem do chá, com recurso a tabuleiros e máquina que seca e desidrata o chá; secagem do chá que de seguida é colocado em máquina de limpeza do pó e impurezas ao chá; máquina de peneirar com vários tamanhos e trituração da folha; máquina a vapor e máquinas; trabalhadoras fazem escolha manual, empacotam as folhas e selam os sacos de vários tipos de chá com recurso a máquina. 39m24: Continuação da entrevista a Eduardo Wallenstein e a seu filho sobre a variedade de chás existente e Ruy Ferrão agradece a sua colaboração e conclui o programa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .