S. Sebastião

00:25:00

A freguesia de S. Sebastião, em Lisboa, cujas origens remontam ao século XVI. A história e o património deste bairro que começou como zona rural às portas da cidade, com alguns palácios e casas senhoriais, e que se tornou uma das áreas residenciais mais cosmopolitas da capital, onde merecem lugar de destaque os edifícios e os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

  • Nome do Programa: S. Sebastião
  • Nome da série: Bairros Populares de Lisboa
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução:António Luís Rafael Produtor: Maria Cecília Realizador: Courinha Ramos
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Rua São Sebastião, prédio antigo; Igreja de Sebastião Pedreira, torres e entradas; 03m39: Largo de S. Sebastião, prédio do século XIX e casas reconstruídas; Palácio Sá da Bandeira, fachada; Palácio José Maria Eugénio onde funciona o Quartel General da Região Militar de Lisboa, pátio; Rua Carlos Testa e ruas que rodeiam o Palácio; Parque José Maria Eugénio; 06m38: Rua Marquês da Fronteira, moradia que pertenceu à Associação de Auxilio Social de Sebastião; Avª Luís Bivar; Palacete do princípio do século; Hospital Particular; palacete onde está instalada a nunciatura; Igreja Evangélica Baptista, exterior e interior; 08m22: Rua Filipe Folque, ruas arborizadas e moradias; Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves; Rua Marquês da Fronteira, Palácio da Justiça de Lisboa; boas imagens de arcadas com peças de cerâmica da autoria de Jorge Barradas, Querubim Lapa e Júlio Resende; escultura em bronze da autoria de Leopoldo Almeida; Palacete Mendonça e Palacete onde funciona o Sindicato dos Bancários; 12m37: Rua Fialho Almeida, Bairro Azul; Rua Ressano Garcia, exterior da Escola Secundária Marquesa da Alorna; exterior da Mesquita Islâmica; Rua Ramalho Ortigão; Avenida José Malhoa, prédios novos e palacete onde esta instalada a Polícia de Trânsito; 14m07: Palhavã, Avenida António Augusto Aguiar, velhos palacetes; fachada do velho Palácio da Azambuja que pertence à embaixada de Espanha; Praça de Espanha, trânsito intenso; pedras que constituíam o velho arco da Rua de São Bento; exterior do Teatro Aberto; exterior do Teatro A Comuna; 17m37: Fundação Calouste Gulbenkian, estátua de bronze do criador da Fundação; edifícios que constituem a fundação e jardins; parque da Fundação, pessoas passeiam; escultura em bronze de Ruy Gameiro; estátua em bronze "A dor" de Hein Senke; escultura de António Duarte; escultura em bronze de Gustavo Bastos; estátua "Figura reclinada" de Henry Moore; estátua "Torço de mármore" de João Cutileiro; escultura de mármore de Amaral Cunha; escultura de Vasco Pereira Conceição; escultura "La puberte" de Pierre Zekely; escultura "O mundo" de Irene Vilar; escultura em cimento "Uma figura de mulher" de Dorita Castel Branco; vistas gerais dos jardins, lagos com nenúfares, noivos tiram fotografias; anfiteatro ao ar livre.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .