Rodagem de Filmes Portugueses

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Programa sobre a rodagem dos filmes "O Princípio da Sabedoria, ou O Rico, O Camelo e O Reino" de António de Macedo e "Antes a morte que tal sorte" de João Matos Silva, com depoimentos de atores, membros das equipas e dos realizadores à situação do atual do cinema.

  • Nome do Programa: Rodagem de Filmes Portugueses
  • Nome da série: Das Artes e Oficios
  • Locais: Estói
  • Personalidades: Sinde Filipe, João Matos Silva, António de Macedo, realizador
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Estói, ruínas de Milreu e palácio de Estói (Dezembro de 1974): claquete e início de rodagem de cena de exterior do episódio "O Princípio da Sabedoria", inspirado no conto do escritor catalão Pere Calders; paisagem rural; António Macedo dirige filmagens; panela ao fogo; António Macedo ensaia cena com atores junto a casa; atores caminham pelo local das filmagens, preparação para filmagens; declarações do ator Sinde Filipe, enquanto é caracterizado, sobre o seu papel e os desafios que coloca a um ator, e o modo de construção e perceção da personagem pelo ator; intercalado com Sinde Filipe a contracenar com José Gomes em cena. 07m11: Sinde Filipe filma cena e repete na fonte do Palácio de Estoi; Sinde Filipe e José Gomes na caracterização; mesa de adereços; declarações de membros da equipa de filmagens sobre o que pensam do filme. 12m11: Lisboa, Campo Grande, João Matos Silva orienta técnicos e ator e dirige rodagem de cena com ator vestido com trajes renascentistas sobre o pedestal com graffiti político e sem estátua do monumento ao Marechal Carmona; declarações de José Luís Carvalhosa, diretor de fotografia, sobre a sua colaboração com o realizador e aspetos positivos do trabalho; declarações de Octávio Espírito Santo, assistente de imagem, sobre o número de assistentes de imagem da equipa, e a ideologia do filme; atriz Maria Emília Correia refere aspetos políticos do filme e promete contestação; claquete e início de cena com ator vestido com traje colonial e sobre pedestal do monumento ao Marechal Carmona. 18m41: Conversa entre os realizadores António de Macedo e João Matos Silva; João Matos Silva fala da génese do projeto, do seu financiamento e do trabalho gracioso dos membros da equipa técnica e a preços simbólicos dos atores; operador de som regista conversa; António de Macedo comenta a falta de verbas e financiamentos disponíveis para a realização de filmes e o modo como esta afeta a criação artística e intelectual e fala do financiamento do seu filme e da responsabilidade de não ter tido dificuldades de verbas intercalado com rodagem de cenas no Milreu e nos jardins do palácio de Estói. 23m08: Estói, rodagem de cenas de "O Princípio da Sabedoria" com os atores Sinde Filipe, Carmen Dolores, Guida Maria, Nicolau Breyner e José Gomes, crianças e populares observam filmagens, rodagem interrompida por passagem de camionete de laranjas; António de Macedo fala das cooperativas de produção de filmes como a solução para o problema do financiamento e da adequação da solução a uma sociedade a caminho do socialismo; Lisboa, João Matos Silva conversa com membros da equipa no local das filmagens e fala das vantagens das cooperativas para os trabalhadores do cinema e da sua adequação ao momento histórico; João Matos Silva conversa com membros da equipa, membros da equipa descarregam e montam equipamento; Estói, rodagem de cena. 28m37: Lisboa, ator Artur Semedo veste-se junto a carrinha, João Matos Silva conversa com membros da equipa e atores, membros da equipa montam equipamento; mesa de montagem; Estói, rodagem de cena; declarações de João Matos Silva sobre o serem conciliáveis as atividades do sindicato e das cooperativas e em nada obstarem ao conceito de unidade na luta, e medidas a tomar para o sector no futuro; António de Macedo reafirma a importância da unidade na luta de todos os trabalhadores do sector; claquete e rodagem de cena de interior do filme "Antes a morte que tal sorte".

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