Rio Sagrado II: A Continuação da Descoberta – Parte I

00:24:27

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata Feyo, com uma reportagem dos jornalistas Paulo Costa e Jacinto Godinho sobre a descoberta de gravuras rupestres do paleolítico na zona de Foz Côa, com destaque para a sua preservação e importância arqueológica.

  • Nome do Programa: Rio Sagrado II: A Continuação da Descoberta
  • Nome da série: Actual Reportagem
  • Locais: Vila Nova de Foz Côa
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Paulo Costa e Jacinto Godinho. Produtor: Isabel Carvalho. Realizador: Vítor Barreto.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mergulhadores no rio Côa; rochas com gravuras; imagens subaquáticas de mergulhadores a examinar rochas com gravuras submersas no Rio Côa; barragem vazia; penhascos; arqueólogos e técnicos examinam as rochas, removem a lama, limpam as rochas e escavam a terra; imagens noturnas de equipa orientada por Mário Varela Gomes, arqueólogo, a estudar as gravuras na Canadá do Inverno através de plástico e decalque alternado com Mário Varela Gomes a comentar a relação existente entre as gravuras e o que estas refletem e a importância das gravuras encontradas. 09m32: António Martinho Baptista, arqueólogo, indica gravuras e sinais cabalísticos ainda não descodificados e explica as gravuras encontradas num painel rochoso alternado com imagens noturnas de equipa a fotografar os achados arqueológicos e a trabalhar no painel; gravuras filiformes, veados, cavalos e bovídeos; Mário Varela Gomes comenta o grau de desgaste observado nas gravuras submersas e destaca a importância da zona de Foz Côa alternado com equipa a fazer decalques na rocha; decalques. 18m16: Vista geral de campos cultivados; jipe em movimento pelo Vale do Côa e homem a andar de burro; equipa de arqueólogos fazem escavações; declarações de João Zilhão, arqueólogo, sobre as descobertas feitas no vale e os vestígios de vida que provam que o vale foi habitado na época das gravuras; artefactos arqueológicos arrumados num estaleiro; plano de mãos a segurar raspadeira (que servia para raspar peles); João Zilhão destaca várias caraterísticas de artefactos alternado com grafismo explicativo de artefacto e achados; João Zilhão escava com pá e explica o que encontrou numa rocha.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .