Reunião da indústria de panificação

00:14:20

Lisboa, reunião dos industriais de panificação na sequência de greve dos trabalhadores das indústrias panificadoras que mantém Lisboa sem pão há dois dias.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: José Corte Real
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vivo do jornalista José Corte Real; Raul Augusto Dias, membro da Comissão Diretiva do Grémio dos Industriais de Panificação, fala sobre a falta de pão, concordando com as reivindicações dos trabalhadores de melhores salários, mas alertando para as dificuldades que a indústria passa, pois não se registam aumentos de preços há duas décadas; Augusto Dias critica a greve e as reivindicações inoportunas, que podem perturbar a ação da Junta de Salvação Nacional. Augusto Dias resume a sua intervenção no encontro, dizendo que irá defender que lhes é impossível atender as reivindicações dos colaboradores se não houver aumento do pão, lançando o repto ao governo provisório de nacionalizar a indústria de panificação, apelo recebido pelos colegas presentes por uma salva de palmas em anuência. Sem áudio: reunião a decorrer. Vivo do jornalista José Corte Real; Tavares Diniz, presidente do Grémio dos Industriais, lê comunicado saído da reunião, onde os industriais protestam contra a ideia de que estão ligados ou alimentam a falta de pão que se regista na cidade, apelando aos trabalhadores para que reiniciem o fabrico de pão; Tavares Diniz afirma que é impossível satisfazer as reivindicações salariais dos trabalhadores e relata a reunião mantida com o Ministério do Trabalho onde lhes foi garantido que se os trabalhadores quiserem trabalhar haverá condições de segurança para os operários e instalações.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .