Retornados

00:23:16

Depoimento de Guilherme de Melo, ex-redator do Diário de Notícias, todo o seu percurso, desde Moçambique onde nasceu até Portugal, onde teve que começar tudo de novo após a descolonização.

  • Nome do Programa: Retornados
  • Nome da série: PORTUGALMENTE II
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Guilherme de Melo
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Realizador: Gonçalo Megre Produtor: Kátia Pinto Autor: Luís Osório
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Guilherme de Melo, na zona das chegadas, no Aeroporto de Lisboa; refere como desembarcou há 25 anos, vindo de Moçambique, depois de ter sido Diretor Adjunto do jornal "Notícias". 02m39: Guilherme de Melo caminha pela sala de espera do aeroporto, refere os motivos da sua chegada a Portugal e do seu percurso, desde desempregado, até que começou a trabalhar no Gabinete de Imprensa do Instituto de Apoio aos Retornados, o drama sentido na época, pelos retornados de Angola; o regresso de Moçambique foi, segundo ele, mais gradual. 06m57: Em casa, refere como foi para lá morar e das dificuldades económicas sentidas no início, e do apoio humano que recebeu. 10m27: Numa rua da Baixa Pombalina, o encontro casual com Margarida Areias, mulher de António Almeida Santos, que acabou por ajudá-lo. 12m55: À porta do edifício do Estado Maior General das Forças Armadas, refere o almoço que teve com Almeida Santos e com José Veiga Simão, seu amigo pessoal. A partir desse dia a sua vida começou a mudar. Grande plano da entrada do edifício e entrada de Guilherme. 14m53: À frente do antigo edifício da Feira Internacional de Lisboa, mostra o espaço onde ficaram depositados centenas de contentores com pertences dos retornados, e o fala do drama humano. 17m40: Frente a pastelaria na Baixa, antiga "O Gelo", revela como este era um ponto de encontro para retornados de Moçambique. 20m21: Sentado à secretária, no Diário de Notícias, fala do seu primeiro emprego em Portugal e como foi mais tarde convidado para ser redator do Diário de Notícias, e trabalhar com Vítor da Cunha Rêgo. Na porta de saída diz que já se encontra reformado, escrevendo casualmente alguns artigos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .