Repórteres da Terra – Parte II

00:26:13

Segunda parte do programa apresentado pela jornalista Rita Saldanha sobre a Natureza, o Consumo, o Ambiente e a Ecologia. Continuação da reportagem da autoria do jornalista Miguel Lemos, sobre a Lagoa de Santo André, situada na zona litoral de Santiago do Cacém, a sua história, no qual se recordam a tragédia que vitimou 17 pescadores em janeiro de 1963 e os problemas do plano de ordenamento da região.

  • Nome do Programa: Repórteres da Terra
  • Nome da série: Repórteres da Terra
  • Locais: Santiago do Cacém
  • Personalidades: Rita Saldanha, Luís Stau Monteiro
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Rita Saldanha. Jornalista: Miguel Lemos. Produção: Maria João Rolão Preto.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Misto
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Azulejos com pinturas sobre a pesca e a agricultura; imagens de arquivo a preto e branco da abertura da lagoa ao mar: lagoa a correr em direção do mar, pessoas observam e pescam. 05m52: Declarações de Eduardo Cheis, engenheiro, que refere as vantagens da abertura da lagoa ao mar; imagens captadas no fundo do mar: peixes, plantas marinhas; rede de pesca. 07m45: Imagens a preto e branco de pescador com cachimbo na boca; declarações de Tio Caniço, pescador e agricultor, nas quais recorda a esposa já falecida, o seu modo de ganhar a vida, o seu nascimento em 1890, a morte do Rei Dom Carlos; objetos pessoais de Tio Caniço. 09m58: Manuel do Tojal, poeta local, assiste à sua entrevista e à do Tio Caniço que passa na televisão na companhia de pescadores enquanto almoçam uma caldeirada de enguias; pescador enuncia a composição do prato; entrevista de Luís Stau Monteiro, escritor, a Manuel do Tojal sobre os seus sonhos e pensamentos. 12m22: Imagens de arquivo a preto e branco sobre a morte trágica de 17 pescadores na Lagoa de Santo André em Janeiro de 1963: títulos dos jornais da época; Maria Domingos, esposa de pescador, e pescador, recordam pormenores da tragédia. 15m56: Manuel do Tojal recita um poema sobre a tragédia; nomes dos pescadores que morreram. 17m28: Imagens de arquivo a preto e branco: interior de casa de colmo; mulher lava a roupa em tanque, enquanto outra a estende num estendal; casas de colmo construídas na praia. 18m36: Casas atualmente construídas com alvenaria; vista aérea da lagoa e das suas construções ilegais; Maria Domingos, António Santinhos, pescador, comentam o plano de ordenamento da região; exterior da casa de colmo de Manuel Veloso que refere a preservação das casas tradicionais noutros países europeus; declarações de Eduardo Cheis sobre o futuro das casas de colmo; pormenor da construção da casa de colmo; Maria José Veloso, proprietária, explica o modo como se construíam as casas de colmo. 24m15: Vista aérea da Lagoa de Santo André e de pequena embarcação no mar; Dário Cardador, Quercus - Alentejo Litoral, refere a importância de se classificar a lagoa; Ramiro Beja, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, pretende que se continue a pescar e a tomar banho na lagoa, mas alerta para a necessidade de se educar os seus utilizadores. 26m41: Aves voam; caçador dispara para o ar; pescador recolhe a rede de pesca.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .