Repórteres da Terra – Parte I

00:16:09

Primeira parte do programa apresentado pela jornalista Rita Saldanha sobre a Natureza, o Consumo, o Ambiente e a Ecologia. Temas abordados: situação dos Areeiros do Seixal considerada uma catástrofe ambiental e as reservas de peixe nos Oceanos que já está esgotada devido às técnicas utilizadas na pesca de arrasto, método que tem aumentado a quantidade de pescado mas que, por outro lado, leva à diminuição da diversidade de espécies capturadas.

  • Nome do Programa: Repórteres da Terra
  • Nome da série: Repórteres da Terra
  • Locais: Seixal, Lisboa
  • Personalidades: Rita Saldanha, José Manuel Palma
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Rita Saldanha. Jornalista: Rita Saldanha e Sandra Vindeirinho. Produção: Maria João Rolão Preto.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem da jornalista Sandra Vindeirino sobre a situação dos Areeiros do Seixal: Vale de Milhaços, crateras de areeiros com lagos poluídos com crude; lixo nos lagos; crianças brincam junto ao lago; camião TIR em movimento; máquinas de exploração de areia; escavadora recolhe areia de um monte, depositando-a em camião; declarações de Luís Santos, Associação de Areeiros do Seixal, afirma que o negócio rende muito dinheiro e deve ser explorado; vista geral da exploração em funcionamento. 05m07: Vista panorâmica de exploração com muitas crateras; declarações de Madalena Presumido e Antonieta Castanho, Direção Regional do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, nas quais consideram que as explorações estão a comprometer o futuro ambiental da Península de Setúbal, referindo que apenas uma está devidamente licenciada. 06m06: Fachada e placa da Delegação Regional da Indústria e Energia de Lisboa e Vale do Tejo; documento de licença de exploração de pedreira de areias; declarações de Carlos Caixeria, Delegação Regional da Indústria e Energia de Lisboa e Vale do Tejo, diz que as explorações estão licenciadas; vivendas à beira de precipício de um areeiro ilegal; máquinas em funcionamento; lagos; Antonieta Castanho confirma que o areeiro anterior não está legalizado; vegetação; montes de areia. 08m31: Areeiro de Faralhão, situado num terreno de reserva agrícola nacional; crateras no meio das árvores; declarações de José Manuel Palma, Quercus, explica os efeitos negativos da exploração no terreno; lixo dentro e nas margens dos lagos; crateras; monte de pneus; embalagens de medicamentos. 11m39: Reportagem sobre as reservas de peixe nos Oceanos que já está esgotada devido às técnicas utilizadas na pesca de arrasto: embarcação de pesca em movimento; pescadores lançam e recolhem as redes com peixe; duas embarcações a utilizarem a técnica da pesca de arrasto; guincho a rodar; imagens captadas pelo localizador eletrónico de uma embarcação; gaivota mergulha à procura de peixe; peixe amontoado na embarcação; sala de controlo; cardume de cavalas é aspirado da água para um tanque de água salgada no porão; peixe a ser encaixotado; gelo colocado nos caixotes; peixe a ser colocado nas bancas e a ser analisado pelos técnicos na lota; vista aérea de embarcação em movimento; navios de pesca parados; navio a navegar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .