Reforma Agrária no Alentejo I

00:09:41

Primeira parte da reportagem sobre a Lei da Reforma Agrária no Alentejo, com destaque para as suas consequências imediatas e a forma como tem vindo a ser aplicada em várias regiões.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE SETEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Locais: Alentejo, Elvas
  • Temas: Política, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Marcha de tratores e trabalhadores agrícolas acenam; suplemento do jornal "Diário da República" com a publicação da Lei da Reforma Agrária; manifestação de trabalhadores; cartaz alusivo à Reforma Agrária; mapa de Portugal com as cidades de Lisboa, Setúbal, Évora e Beja e número de hectares de terras ocupadas em cada região assinalados; gado; campos alentejanos. 04m28: Declarações de trabalhadores agrícolas sobre a possibilidade de os latifundiários, cujas terras foram ocupadas, virem a ser indemnizados; planos de mulheres camponesas e jovem. 06m02: Elvas, fachada de Centro de Reforma Agrária; trabalhadores são atendidos por técnicos do Instituto de Reorganização Agrária (IRA); técnicos da brigada de apoio do Centro Regional da Reforma Agrária de Elvas entram para automóvel, visitam propriedade ocupada em Campo Maior e conversam com trabalhadores. 07m33: Declarações de Raúl Caixinha, subdiretor do Centro de Reforma Agrária de Portalegre, sobre as dificuldades burocráticas na aplicação da lei no que diz respeito às expropriações alternado com reunião de trabalhadores agrícolas com técnicos do Centro de Reforma Agrária de Casas Novas (concelho de Alcácer do Sal). 09m54: Agricultores sentados ao ar livre; trabalhador despeja água para cabaça; homem escreve em pequeno papel; trabalhadores agrícolas falam sobre o modo como reagiriam caso as terras fossem de novo entregues aos latifundiários.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .