Rainha D. Maria Pia

00:35:31

Documentário biográfico sobre D. Maria Pia de Saboia, rainha consorte de Portugal durante o reinado de seu marido D. Luís I, sendo destacadas as suas relações familiares e as causas sociais a que se dedicou, nomeadamente a oferenda de esmolas e as festas de caridade que organizava.

  • Nome do Programa: Rainha D. Maria Pia
  • Nome da série: Biografia
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: D. Maria Pia, Dom Luís I
  • Temas: História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto: Francisco Louro Locução: Eládio Clímaco Produtor: Carlos Rodrigues Realização: Ruy Ferrão
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Representação de Maria Pia de Saboia interpretada por atriz a escrever carta; fotografia de Dom Luís I, rei de Portugal; mãos folheiam diário da rainha; retratos de Maria Pia; gravuras ilustrativas de Turim em Itália; pintura que retrata Maria com os irmãos; carta escrita pela rainha em criança; fotografias de Maria Pia em várias ocasiões e busto. 01h20m19: Comboio a vapor atravessa ponte; barcos (corvetas) a navegar; álbum de fotografias de Maria; atriz escreve carta alternado com fotografias; gravuras ilustrativas da chegada de embarcações aos cais de Lisboa e do desembarque de Maria no Cais das Colunas; pintura da ratificação do casamento entre Dom Luís I e de Dona Maria Pia na Igreja de São Domingos em 1862; fotografias, medalhas e coluna padrão evocativa do casamento. 01h24m15: Imagens de arquivo RTP da fachada do Palácio Nacional da Ajuda (antigo Palácio Real) e interior de salas com objetos e móveis (mobiliário) utilizados pela rainha alternado com estátua e gravuras; retratos de membros da família real; mão a escrever; berços reais; retratos de Dom Afonso e pintura ilustrativa de Dom Luís, Maria Pia e filhos. 01h32m12: Jardim do Paço; fotografias e desenhos da autoria de Maria com a sua assinatura; livros; mão abre gavetas de móvel; pasta; páginas de livro; entrada de jardim; placa da "Casa Pia de Lisboa secção de D. Maria Pia internato masculino"; álbum de fotografias ilustrativas de festas de caridade presidida pela rainha; gravura representativa de incêndio no Porto; manuscrito; pintura "D. Luís e D. Maria Pia dando esmola aos pobres, no Porto, em 1872" da autoria de Leonel Marques Pereira; fotografias da rainha. 01h37m42: Vestidos e leques; medalhas e objetos pessoais da rainha alternado com mão folheia catálogos de vestuário; móveis e coche; fotografias da rainha em diversas ocasiões; cartas; revistas; interior de sala do Palácio Nacional da Ajuda; gravuras ilustrativas das celebrações do tricentenário de Camões; fotografia da família real. 01h45m41: Cidadela de Cascais; gravuras; fotografias do funeral de Dom Luís no Mosteiro dos Jerónimos e de Maria Pia em diversas situações alternado com gravura representativa da tomada de posse de Dom Carlos I; jardim e exterior de palácio e do Palácio da Vila; interior de cozinha, sala e quarto; fotografia do rei Humberto I de Itália; desenho ilustrativo do Regicídio de 1908; fotografias dos funerais; interior do Palácio Nacional da Ajuda. 01h49m12: Exterior e fachada do Palácio Nacional de Mafra; mão a escrever carta alternado com fotografias e desenhos de pescadores e barcos; painel de azulejos alusivo ao exílio da família real em 1910; forte e mar agitado; retratos e fotografias de Maria e de Nápoles; páginas do "Catálogo das joias e pratas"; fachada do Palácio de Stupinigi em Turim; fotografias do interior de igreja e túmulo da rainha; busto.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .