Quem Só Muda de Camisa…

00:26:06

A pesca no estuário do rio Tejo perto de Vila Franca de Xira, e o duro quotidiano da vida na comunidade avieira. Segundo documentário duma trilogia sobre os avieiros do Tejo.

  • Nome do Programa: Quem Só Muda de Camisa...
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Vila Franca de Xira
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realização: Ricardo Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Pescador remenda rede visto através de naça, bateiras ancoradas no rio Tejo; rapariga dá de comer a coelhos em coelheira; pescador conta a menina a história do casamento da lua com o mar; crianças brincam; lua vista através de nebulosidade. 03m59: Pesca nocturna: homem guia embarcação; mulher rema em bateira; pescador puxa redes; pescador lança redes; homem guia barco a motor; mulher rema em bateira enquanto pescador puxa e volta a lançar redes; pescador despeja redes para caixa; pescador junto a caixa com linguados e lagostim; pescador de pé guia embarcação a motor; foz do rio Tejo de dia; pescador conduz chalupa a motor junto à ponte 25 de Abril, puxa redes, liberta redes de lamas e despeja pescado para caixa; pescador de bateira puxa redes em frente a Vila Franca de Xira; pescador da chalupa a motor "Catraia" pesca na foz do rio Tejo; cabo de rede na água, pescador em bateira lança redes na zona de Vila Franca de Xira; pescador rema; pescador de chalupa testa tensão do cabo de rede; embarcação desportiva Yolle de 8 com timoneiro passa por chalupa a pescar junto à ponte 25 de Abril; pescador de chalupa sentado à popa testa tensão do cabo de rede; pescadores avieiros em bateira; mão segura cabo de rede; pescador de chalupa puxa redes junto a Alcântara. 11m25: Pescador avieiro em bateira puxa redes na zona de Vila Franca de Xira e pescador come caldeirada de peixe dentro de chalupa em ancoradouro acompanhado por declamação em off de poesia sobre as especificidades de diversos pescadores avieiros; chalupa ancorada na doca de Alcântara; restauro de bateira: pescador substitui madeiras, aplaina tábuas, dá forma a tábua com enxó, interior de bateira restaurada, acompanhado em off por voz de pescador a falar sobre o restauro da embarcação; casebres de bairro avieiro; criança avieira molha o chão de terra e varre junto a barracas. 14m52: Mulher avieira remenda redes e fala sobre as diferenças entre a sua infância e adolescência e a dos seus filhos; avieiros conversam em Vila Franca de Xira (com expressões características e originais) sobre a falta de reconhecimento do valor da profissão de pescador, a dureza da profissão, e as disparidades salariais entre profissões; mulher avieira fala enquanto remenda redes sobre a necessidade de passar a tradição avieira às novas gerações, o facto de estas só pensarem em bailaricos e o ter cinco filhos enterrados no cemitério da Azambuja; declarações de avieiro sobre o desejo de mudar de profissão. 19m40: Vila Franca de Xira: pescadores avieiros, junto a grupo de pescadores, cantam à desgarrada canção sobre a vida dos pescadores; ensaio do rancho folclórico de Vila Franca de Xira. 24m06: Avieiros pescam enguias em esteiro acompanhado em off por música de rancho folclórico; famílias de avieiros caminham na lezíria; avieiros mergulham e nadam em esteiro; avieiro atira cão para dentro de água; avieiros brincam com cão dentro de água; família de avieiros caminha na lezíria seguidos por cão; som de grilo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .