Quem Marca a Agenda dos Media?

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Debate moderado por Estrela Serrano, com a participação, em estúdio de Dinis Alves, jornalista e investigador, autor da tese de doutoramento "Mimetismos e determinação da agenda noticiosa televisiva: a agenda-montra de outras agendas", Fernando Barata, editor da RTP e Paulo Martins, editor do Jornal de Notícias.

  • Nome do Programa: Quem Marca a Agenda dos Media?
  • Nome da série: Clube de Jornalistas II
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Estrela Serrano, Dinis Alves, Fernando Barata, Paulo Martins, António Prata, Ricardo Costa
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Moderador: Estrela Serrano. Direção de Programas: Manuel Falcão. Produção: Ana da Silva Rodrigues. Direção TV: Eva Verdú.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Debate sobre quem marca a agenda nos media, refletindo-se sobre o seu planeamento, os critérios de escolha dos jornalistas e sobre a razão para a similitude entre as agendas dos diversos órgãos de comunicação social (rádio, televisão e imprensa escrita). Primeiras páginas de diversos jornais dando conta do surto da gripe, do caso do Hospital de Guimarães, da preferência de Tony Blair em ter António Guterres na Comissão Europeia e das corridas na IC1 dos jornais "Correio da Manhã", "A Capital", "Público", "Expresso", "24 Horas" da revista "Visão", "Diário do Minho", "Correio do Minho", "Comércio do Porto" e "Jornal de Notícias". Declarações de António Prata, chefe de redação da TVI, sobre os critérios de planeamento da agenda da informação, intercalado com alguns planos da redação, destaque para Pedro Pinto, jornalista, a trabalhar a escrever no computador. Declarações de Ricardo Costa, diretor da SIC Notícias, sobre a questão da repetição de notícias nos canais generalistas e o caso da SIC Notícias. 45m44: Grafismos referentes aos assuntos debatidos no programa.

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