Que Utopias para o Século XXI?

00:59:44

Paula Moura Pinheiro conversa com Fátima Vieira, Presidente da Utopian Studies Society - Europe desde 2006, e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre o clima de tensão social crescent, motivado pelas medidas de austeridade e a ausência de expectativas, e sobre a palavra Utopia, inventada por Thomas More no início do séc. XVI, e tudo o que se pode sonhar e desejar no mundo atual.

  • Nome do Programa: Que Utopias para o Séc.XXI?
  • Nome da série: Câmara Clara
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Fátima Vieira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produtora delegada: Fátima Barros Produção: Mentes de Contacto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo dos temas a tratar e a apresentação da sua convidada; bloco de imagens de arquivo RTP sobre as manifestações com intervenção policial em Lisboa, Madrid, Atenas, de indignação contra as medidas de austeridade, grafismo com capa de livro "Margaret Thatcher os 50 Anos de Downing Street", capa do livro "O Fim da História e o Último Homem" de Francis Fukuyama; genérico. Reportagem sobre a série "O Tempo e o Modo", de Graça Castanheira: imagens de arquivo RTP de excerto de declarações legendadas de Eduardo Galeano, Escritor e Jornalista uruguaio, o primeiro convidado de uma destas 10 entrevistas para perceber o tempo em que vivemos. Imagens de arquivo RTP da enorme manifestação de Lisboa a 15 de Setembro de 2012 para expressar a indignação contra as propostas do governo sobre a TSU. Fátima Vieira fala da utopia como a canalização da energia da rejeição para a criação de um novo projeto apartidário com participação coletiva, refere um vídeo no Youtube de Eduardo Galeano em que este defende o direito ao delírio e que explica verdadeiramente o conceito de Utopia. Reportagem sobre o conceito de Distopia ou Utopia Negativa: grafismo com defensores do Comunismo, Karl Marx, Engels e Lenine, bloco de imagens a sépia e com grafismo de Josef Stalin, líder da União Soviética, com o povo a aplaudir, imagens de arquivo RTP de declarações de António Costa Pinto, Sociólogo, sobre as utopias revolucionárias do século XX, fotografia sobre o III Reich com Hitler junto da Juventude Hitleriana para jovens da Alemanha nazi, gravura sobre a Revolução Francesa, fotografia de cidade arrasada durante a II Guerra Mundial, trabalho agrícola, capas dos livros "Nós" de Yevgeny Zamiatine, "O Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley, e "A Guerra das Salamandras" de Karel Capek que tornaram-se símbolos da literatura distópica, em oposição às utopias que as antecederam, "1984" de George Orwell uma analogia do Stalinismo, panfleto russo do Stalinismo, retratos a preto e branco de Orwell e Huxley, cartazes de propaganda comunista russa, retrato de Ray Bradbury ladeado pela capa do seu livro "Fahrenheit 451", do escritor Anthony Burgess com a capa do seu livro "A Laranja Mecânica", de Franz Kafka com a capa do seu livro "O Processo", retratos dos escritores Margaret Atwood, Robert Harris e Robert A. Heinlein, de Philip K. Dick autor dos livros "Blade Runner" e "Relatório Minoritário", histórias de distopia levadas ao cinema, imagem do olho do Big Brother criado por Orwell (Jornalista: Inês Fonseca Santos e Luís Caetano / Grafismo: Andreia Reisinho Costa). Fátima Vieira distingue Utopia, a visão moral de um futuro melhor e sociedade mais justa, de Utopias, as cristalizações do pensamento utópico, capas dos livros "A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos" de Karl Popper, "1984" de George Orwell, "A Laranja Mecânica" de Anthony Burgess, "The Handmaid´s Tale" de Margaret Atwood, que contêm anotações posteriores sobre a reabilitação dos protagonistas e a superação das distopias. Reafirmação do discurso distópico como um alerta, capa do livro "Utopia" de Thomas More, o inventor deste conceito, neste livro criou uma ilha-reino imaginária que alguns autores modernos viram como uma proposta idealizada de Estado e outros como sátira da Europa do século XVI. Livro "Novo Mundo" de Américo Vespúcio, discussão sobre a Utopia como um processo de busca, retrato de Robert Owen (um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo e um dos mais importantes socialistas utópicos), capa do livro "Hard Times" (Tempos Difíceis) de Charles Dickens. Fotografia a preto e branco de William Morris, um dos principais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra, livro "Artes Menores" da sua autoria. Fátima Vieira defende a ideia de Homem com um fundo bom que deve poder mostrar tendo as condições devidas como o acesso à educação, entre outras, refere o Movimento dos Indignados, livros "News From Nowhere" (Notícias de Parte Nenhuma) de William Morris e "Looking Backward" de Edward Bellamy. Travelling de capas de vários livros, comentário sobre o "delírio utópico", grafismos com capas dos livros "Nova Atlântida" de Francis Bacon, "Um Quarto Só para Si" de Virginia Woolf, e fotografia de Martin Luther King. Reportagem sobre a 10ª Edição do Festival Internacional de Cinema - DocLisboa 2012: grafismo com excerto do filme português "A Última Vez que vi Macau" de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, declarações de Susana de Sousa Dias, Diretora do DocLisboa, grafismo com fotografia de "Amanhecer a Andar" e da sua realizadora, Sílvia Firmino, de "Seems So Long Ago, Nancy", de Tatiana Macedo, de "Encontro com S. João da Cruz" de Daniel Ribeiro Duarte, retrato do cineasta português, Fernando Lopes, que irá ser homenageado, fotografias de cineastas que também são alvos de homenagem como Chris Marker, Marcel Hanoun e de filme de Stephen Dowskin, grafismo com excerto do filme "Les Rendez-vous d´Anna" de Chantal Akerman, de "White Soldier" e "Hansworth Songs", de "Ekaterina", sucessão de catálogos dos vários anos do DocLisboa, grafismo com temas a tratar em conferências, declarações de Cíntia Gil, Diretora do DocLisboa sobre a sessão Cinema de Urgência, excerto de imagens do filme "I Will Cross Tomorrow" (Jornalista: Inês Fonseca Santos / Grafismo: Andreia Reisinho Costa). Comentários sobre a empresa Vista Alegre, retrato desenhado do seu fundador José Ferreira Pinto Basto, que casado com uma inglesa e assíduo de Inglaterra, fez esta empresa à luz dos ideais de Robert Owen. Capa do livro "Utopias Realizadas" de Olga Maria Azevedo de Almeida, uma tese da sua autoria em que compara as duas utopias, a New Lanark de Owen com a Vista Alegre de Pinto Basto. Discussão sobre a Internet que ajuda à comunicação dos povos, mas que possibilita a fiscalização do Estado sobre os utilizadores. Grafismo com capa do livro "Utopia III" de José Vitorino de Pina Martins, que na senda de Thomas More vai mais longe e introduz o conceito de "utopia dinâmica". Referência à comemoração dos 300 anos do nascimento de Jean-Jacques Rousseau, ilustração do próprio, capa do livro "O Contrato Social" da sua autoria que defende o pacto dos cidadãos na criação da sociedade e na ideia de liberdade para a afirmação da humanidade. Excerto de imagens do tema musical "Roots" de Rokia Traoré, cantora do Mali.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .