Que Revolução foi essa?

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à revolução de 1245, com a mudança de Dom Sancho II por Dom Afonso III na governação, e das mudanças sociais e políticas que se estenderam aos reinados seguintes.

  • Nome do Programa: Que Revolução foi essa?
  • Nome da série: A Alma e a Gente VIII
  • Locais: Santarém, Guimarães, Coimbra, Beja, Vila Nova de Gaia
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Ilustração de revolta popular, plano próximo da capa da Crónica de El-Rei D. João I, de Fernão Lopes; livro onde é narrada a revolução de 1383-85 com a insurreição popular e tomada do poder por Dom João I, Mestre de Avis, imposto em cortes pelo povo. 04m30: Exterior do Convento de São Francisco, em Santarém; pórtico de entrada; claustros; relato da decisão do Papa em substituir Dom Sancho II por Dom Afonso III, O Bolonhês, gravura de nobres a cavalo; referência à mudança de bandeira; grafismos com a bandeira portuguesa antes e depois da tomada do poder por Dom Afonso III ( passa a ser emoldurada por faixa vermelha com os sete castelos que significam o apoio de Dona Branca de Castela ao Infante Dom Afonso até se tornar rei); grafismo com a bandeira nacional; pormenores do interior da igreja deste convento em estilo gótico; relatos das queixas ao governo de Dom Sancho II vindas de todos os quadrantes sociais e da instabilidade política e constantes guerras. 09m34: Retrato de Dom Afonso III, filho de Dom Afonso II, mandado para França e criado pela tia, Branca de Castela; gravuras para ilustração da vida na corte, de batalha, de comércio, retrato de Dona Matilde, sua mulher, Condessa de Bolonha; retrato de Afonso III; referência à "traição dos alcaides" que se uniram a Afonso III, vista de castelo de Ourém (onde se esconde Dona Mécia Lopes de Haro e luta contra as tropas do marido, Dom Sancho II), gravura de cerimónia fúnebre. 13m42: Exterior do Castelo de Guimarães, relato da reunião de cortes em Guimarães, a 1250, por ordem de Afonso III, em 1254, reunião das cortes em Leiria onde pela primeira vez está representado o povo; estátua em bronze de Afonso III, em Leiria; plano de livro antigo da Chancelaria Real; gravura de cidade com rio; interior do Convento de São Francisco, vista de Vila Nova de Gaia e da ponte sobre o Rio Douro; exterior de convento e cidade de Vila Nova de Gaia; gravura de rei para ilustração do reinado de Dom Dinis, seu filho, que também protege os municípios e faz a Concordata dos 40 artigos para continuar o equilíbrio entre o poder real e a Igreja Católica, Mosteiro de São Dinis, em Odivelas. 18m07: Vistas da cidade de Coimbra; gravura de barcos no rio; exterior do Castelo de Beja e vistas de Beja a partir do castelo; exterior da Igreja de Santa Maria, em Beja; gravura de batalha, estátua da Rainha Santa Isabel e gravura de batalha entre Dom Dinis contra as tropas do seu filho, Dom Afonso IV, com a intervenção da mesma, a chamada Peleja de Alvalade, túmulo real de Dom Dinis no Mosteiro de São Dinis; gravura para ilustração da peste negra (1348); paisagem natural de campo; ilustração de Dom João I aclamado pelo povo, de agricultor medieval a lavrar com arado puxado por cavalos, de vindimas; breve relatos das principais medidas do reinado de Dom Fernando.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .