Quando os Portugueses se tornaram Brasileiros – Parte I

00:23:38

Primeira parte do documentário sobre os conflitos que ocorreram no Brasil em finais do século XVI - motivados pelas invasões holandesas de Pernambuco, Olinda e no Recife - e que opuseram os colonos portugueses e brasileiros numa guerrilha contra os invasores holandeses. Uma produção integrada nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, com o patrocínio da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

  • Nome do Programa: Quando os Portugueses se tornaram Brasileiros
  • Nome da série: Quando os Portugueses se tornaram Brasileiros
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria Júlia Fernandes
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Agricultores, conhecidos por boias-frias ou assalariados rurais, cortam e colhem canas de açúcar (safra) e campos cultivados; cana é moída por máquina industrial e transformada em açúcar; máquinas agrícolas antigas e gravuras; depoimento de Leonardo Dantas da Silva, historiador; mapa antigo; vistas gerais de Olinda; depoimento de José Altino, guia de Olinda. 10h04m02: Monge abre portas do Mosteiro de São Bento de Olinda e celebração de missa cantada; exterior de casas e vistas da cidade de Olinda; exterior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda; lojas e gravuras ilustrativas dos escravos; jovens convivem e jogam à bola em campo improvisado e exterior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; vistas gerais de Olinda sem e com grafismos de gravuras representativas da invasão holandesa; edifícios com sinais de abandono e interior de Casa Grande com morcegos e da capela com sinais de degradação; jardins e fábrica abandonada; gravuras. 10h10m08: Exterior de igreja; retrato do Conde João Maurício de Nassau-Siegen, "o Brasileiro"; depoimentos de Marcos de Carvalho, historiador, e de Leonardo Dantas da Silva alternado com edifício degradado, populares e gravuras; vista geral da Ilha de António Vaz no Recife (antiga Cidade Maurícia); depoimento de Beatriz Nizza da Silva, historiadora; vistas gerais e aéreas da Ilha de António Vaz; movimento de rua, tráfego rodoviário e exterior da Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo; gravuras. 10h15m59: Depoimento de Marcos de Carvalho alternado com vistas gerais do Recife Antigo, comunidade judaica convive na Rua do Bom Jesus (antiga da Rua dos Judeus), exterior de edifícios, rebentação de ondas e cais marítimo, gravuras e objetos agrícolas antigos em exposição no museu; retrato do Conde João Maurício de Nassau-Siegen; depoimento de Leonardo Dantas da Silva; palmeiras e mar; gravuras.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .