Professores contestam listas de colocações

00:02:13

Professores contestam as listas de colocações, docentes com mais de 20 anos de serviço ficaram colocados longe da zona de residência, muitos deles a duzentos quilómetros de distância, no entanto o Ministério da Educação alega que nenhum docente ficou colocado em nenhuma escola que não tenha sido indicada no concurso como preferência.

  • Nome do Programa: Notícias do dia 28/08/2017
  • Nome da série: Noticiário diário do ano de 2017
  • Locais: Portugal
  • Temas: Educação, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Carla Diogo e Maryline Sales
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Grupo de professores na rua conversam uns com outros; declarações de Maria Rosário Gestosa, professora Educação Física, nos quadros há mais de 20 anos, contesta a sua colocação deste ano que fica a mais de 200 quilómetros da sua atual residência; professores a dar aulas; declarações de Sónia Queirós, professora de Educação Física sobre a possibilidade de haver horários mais reduzidos que possibilita ficar mais perto de casa como nos anos anteriores; declarações de João Manuel Costa da Fenprof sobre a justiça que só se faz se as listas forem refeitas, se exclusivamente para os docentes dos quadros e só para eles, este momento de colocação vier abranger os horários completos, quer os horários incompletos; comunicado por parte do Ministério da Educação que esclarece que "A atribuição de horários feita prioritariamente para os horários completos e para os docentes do quadro é uma decorrência da Lei, até porque os docentes do quadro recebem sempre o salário completo..." "...independentemente do número de horas que lecionem. Nenhum docente ficou colocado em qualquer escola que não tenha sido por si indicada como preferência e que não faça parte da área em que está vinculado..."; professores a dar aulas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .