Problemas no Rio Mondego

00:26:00

Os problemas que afetam o Rio Mondego, onde se destacam as cheias no Baixo Mondego e a reavaliação do seu regime hidrológico, a contestação da população de Casal Novo do Rio à utilidade do dique construído, e a poluição da água do rio e suas margens.

  • Nome do Programa: Problemas no Rio Mondego
  • Nome da série: Planeta Azul
  • Locais: Montemor-o-Velho
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: António Marques
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

04m28: Cheias, casas quase submersas, força das águas, vistas aéreas; camioneta descarrega pedra; quinta destruida, edifícios danificados; fotos da quinta antes das cheias; máquina remove areia; declarações de José Oliveira; declarações de Fernando Peixinho de Cristo, Direcção Regional Ambiente Centro; Barragem da Aguieira; vegetação nas margens do Rio Mondego; declarações de Maria de Lurdes Cravo, Quercus, e Mineiro Aires, Instituto da Água; obra hidraulica, escavadora Caterpillar; ponte sobre o rio com trafego automóvel; água do rio coberta de vegetação e flores, aves levantam voo, pôr do sol. Imagens de Arquivo: Margens do Mondego a P / B. 10m30: Entrevista em estúdio a José Rocha Afonso, Instituto da Água, e Fernando Rebelo, Reitor Universidade Coimbra, sobre as cheias no Rio Mondego e a necessidade de realizar novas obras hidráulicas. 16m54: Montemor-o-Velho, Casal Novo do Rio, povoado, rio; barco na margem; homem pesca com cana, declarações de Amílcar Peixoto; homem parte lenha frente a casa, declarações de António Lemos; dique no rio, encosta, bancos e relva; declarações de Antónia Rodrigues; colchão de cama seca em varanda, filmado através de teia de aranha; declarações de Abílio Camaradeiro. 20m29: Continuação das entrevistas em estúdio a Fernando Rebelo e José Rocha Afonso, sobre a recuperação do Rio Mondego para as pessoas, a recuperação ambiental e novas valências. 24m24: Leito do rio, pássaro, penhascos, flores, lagarto da água; peixes dentro de água; imagens subaquáticas, peixes, crustáceo movimenta-se, rã nada; câmara filma dentro de água e eleva-se até à superfície, margem; água poluida e pedras negras nos arredores da Guarda, declarações de João Carlos, água da limpeza de filtros de carvão da ETAR passa junto à berma da estrada e corre para o rio; casa com esgotos directos para o leito; rio passa por debaixo de ponte de pedra; boas imagens do rio e margens; nascente oficial do Rio Mondego, fonte. Vivo jornalista António Marques que retira lixo da nascente e o coloca no contentor.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .