Primeira Mostra de Antiguidades
Programa sobre a Primeira Mostra de Antiguidades de Lisboa, as peças e colecções apresentadas e a adesão do público ao certame.
Resumo Analítico
Lisboa: edifícios na avenida dos Estados Unidos da América; automóveis circulam na avenida da Liberdade; pessoas sentadas em jardim público; casario com estendais à janela; idosos e mulheres sentados no jardim do Príncipe Real; quadro de Pablo Picasso; placa de estabelecimento de antiguidades; montra com antiguidades; fachada da Feira Industrial de Lisboa com anúncio do certame, pessoas vão à exposição; bilheteiro verifica bilhetes, público entra e sai do certame; cliente consulta catálogo; público visita diferentes stands e admira peças expostas. 07m01: Peças expostas: serviço de louça; imagem de Cristo gótica da Escola de Nottingham, faianças chinesas; pratas portuguesas antigas; colecção de meias de senhora da "belle-époque"; colecção de leques decorados com cenas galantes; cómoda de Maria Antonieta; pintura da Virgem com o Menino; "Cristo da Cana Verde" do pintor castelhano Luiz de Morales (século XVI); retrato da rainha D. Maria I por Gérard (século XVIII); imagens sacras; imagem de Santa Bárbara de escola alemã (século XVII); cama com dossel com inscrições em Latim na cabeceira; Cristo de Mestre desconhecido do início do século XVI. 10m36: Vista dos stands; contador indo-português (século XVII); cama de fumar ópio com incrustações de madrepérola; visitantes visitam certame; placa de sinalização dos diferentes locais do certame. 12m06: Excerto de conferência de Luís Reis Santos, universitário e historiador de Arte, sobre tapeçaria portuguesa do Renascimento; intercalado com imagens de tapeçaria e com locução em algumas passagens em "off". 14m54: Público admira peças do certame; "A Grande Vaga de Kanagawa" do pintor japonês Katsushika Hokusai; quadro da Virgem dando seio ao Menino; "Tentações de Santo Antão" do pintor flamengo David Teniers; mulher sentada junto a berço; "Perette" do pintor francês Jean-François Boucher; "Martírio de São Sebastião" do pintor flamengo Van Dyck; expositores de jóias antigas; público visita vários "stands"; público junto a pastas com gravuras; visitante folheia livro de arte; fecho do catálogo do certame.