Presidenciais 96 – Parte IX

00:10:58

Nona parte do programa dedicado às Eleições Presidenciais de 1996, apresentado pelas jornalistas Maria Elisa Domingues e Judite de Sousa em direto dos estúdios da RTP em Lisboa, com os comentários de diversas personalidades, analistas políticos, e dirigentes partidários, intervenções em direto nas sedes de candidatura de Jorge Sampaio e Cavaco Silva, e ainda as sondagens e projeções eleitorais da RTP.

  • Nome do Programa: Presidenciais 96
  • Nome da série: Presidenciais 96
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Maria Elisa Domingues, Judite de Sousa, Jorge Sampaio
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Maria Elisa Domingues e Judite de Sousa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Jorge Sampaio, eleito Presidente da República, à varanda do Hotel Altis, em Lisboa; apoiantes na rua festejam a vitória e acenam com bandeiras do PS, PCP e Portugal. 04h54m13: Discurso de Jorge Sampaio, novo Presidente da República, agradece a todos e à sua família todo o apoio dado à sua candidatura, e também a alegria, o civismo e a afetividade; esta campanha eleitoral foi a favor da democracia, tolerância, desenvolvimento e da solidariedade entre as gerações; refere que foi uma campanha para unir os portugueses e para que tenham orgulho no futuro de Portugal; afirma que este ato eleitoral foi realizado com exemplar civismo e dignidade, e teve uma forte participação, onde os portugueses escolheram livremente; o Presidente da República serve para unir os portugueses e não para os desunir; o presidente é o traço de união para diminuir as divergências, moderador dos conflitos, representando todos aqueles que votarão ou não nele; para ele as próximas tarefas são exigentes e difíceis em tempos de incerteza, mas está convicto que há uma grande vontade de derrotar o subdesenvolvimento, a incultura e de ter-se um país tolerante, desenvolvido e solidário; salienta que não se pode fazer política sem afeto, sem perceber o próximo; hino nacional; Jorge Sampaio e Maria José Ritta, a acenarem com a bandeira de Portugal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .