Presidenciais 91 – Parte II

00:29:49

Segunda parte do programa dedicado às Eleições Presidenciais de 1991, apresentado pelo jornalista José Eduardo Moniz nos estúdios da RTP em Lisboa, com ligação em direto às redações do jornais e a presença de José António Saraiva, diretor do semanário "Expresso", e Vicente Jorge Silva, diretor do jornal "Público", os comentário dos convidados em estúdio, António Barreto, do PS, João Amaral, do PCP, Ivo Pinho, do PRD, José Pacheco Pereira, do PSD e Narana Coissoró, do CDS, e ainda as ligações em direto às sedes de candidatura de Mário Soares, Basílio Horta, Carlos Carvalhas e de Carlos Marques.

  • Nome do Programa: Presidenciais 91
  • Nome da série: Presidenciais 91
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Eduardo Moniz, Narana Coissoró, José Pacheco Pereira, João Amaral, Paula Magalhães, Jorge Campos, Carlos Fino, Carlos Marques
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Eduardo Moniz.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Comentário de Narana Coissoró que dirige felicitações a Mário Soares pela sua vitória e afirma que Basílio Horta, fez o resultado possível, devido às condições adversas a que foi sujeito e teve que lutar; refere que se a direita tivesse um único candidato venceria estas eleições e que a comissão política do CDS vai debater os resultados eleitorais. 36m56: Comentário de José Pacheco Pereira que afirma que estes resultados encontravam-se nas expectativas, pois era apoiado pelos maiores partidos portugueses; refere que o candidato Basílio Horta é o grande derrotado destas eleições, devido à sua campanha eleitoral e Carlos Carvalhas, obtém um bom resultado devido aos acontecimentos de Leste. 39m41: João Amaral afirma que o sucesso da candidatura de Carlos Carvalhas deve-se ao candidato e não à máquina partidária; que a vitória de Mário Soares já era esperada, e a abstenção deve-se ao saber antecipadamente o vencedor. 43m05: Comentário de Ivo de Pinho que afirma que a vitória de Mário Soares era já anunciada e fala na percentagem de Soares, de brancos e nulos; refere que Mário Soares tem agora cerca de 4 milhões de votos. 46m14: Jornalista Paula Magalhães apresenta bloco de notícias. 49m25: José Eduardo Moniz, divulga o número de votantes de Basílio Horta, Carlos Carvalhas e Carlos Marques. 50m00: Jornalista Carlos Fino comenta os acontecimentos na Lituânia. 55m03: Direto do jornalista Jorge Campos, da sede de candidatura de Carlos Marques. 55m23: Entrevista ao candidato Carlos Marques, que afirma que a abstenção é muito inferior aquilo que se previa; refere que o resultado que obteve foi o esperado, devido às ideias que defendeu, como a participação, a solidariedade, a descentralização, o problema da paz; salienta que esta candidatura presidencial, era apoiada por outras correntes de esquerda, não sendo restrita somente à UDP; os resultados obtidos, são de todas as correntes políticas que apoiaram a sua candidatura, esperando encontrar um caminho para trabalhar em unidade; diz e salienta, que era um candidato desconhecido antes da sua candidatura presidencial.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .