Presidenciais 86: Debate Maria de Lurdes Pintasilgo vs Mário Soares – Parte II

00:43:55

Segunda parte do debate moderado pelo jornalista Miguel Sousa Tavares entre Maria de Lurdes Pintasilgo, candidata independente, e Mário Soares, candidato do PS, às eleições presidenciais que se realizam a 26 de janeiro de 1986.

  • Nome do Programa: Presidenciais 86: Debate Maria de Lurdes Pintasilgo vs Mário Soares
  • Nome da série: ACTUAL
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Miguel Sousa Tavares, Maria de Lurdes Pintasilgo, Mário Soares
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Miguel Sousa Tavares. Produção: Teresa Claro. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pintasilgo lembra que o Presidente da República pode consultar o Tribunal Constitucional sobre atos e leis de outros órgãos de soberania; reafirma a confiança em partidos políticos apesar de sublinhar o facto de nunca ter pertencido a nenhum. 07m02: Soares diz que a adversária tem uma ilusão lírica acerca do Conselho de Estado; Maria de Lurdes Pintasilgo responde que somos um povo de poetas; Soares diz-lhe que o Presidente da República não pode ser nem poeta nem lírico; afirma que a candidata nunca esteve no Conselho de Estado e, por isso, desconhece que não é aí que se podem formar consensos; acusa a adversária de nunca ter tomado posição para neutralizar projetos comunistas; Maria de Lurdes Pintasilgo diz que Soares deve saber do que fala, uma vez que foi militante do PCP; candidato socialista responde-lhe que foi membro do Partido Comunista quando era jovem e não membro da Câmara Corporativa (Órgão do Estado Novo a que Pintasilgo pertenceu); afirma não perceber qual é a posição de Pintasilgo sobre a NATO. 15m20: Soares diz que não é ao Presidente da República que cumpre definir a orientação da política interna ou externa; sublinha relações no âmbito da CEE e com países africanos de língua portuguesa como dois dos vetores fundamentais da política externa; lembra que Maria de Lurdes Pintasilgo era Primeira-Ministra quando a União Soviética invadiu o Afeganistão e de ter dito que o embaixador da União Soviética lhe tinha prometido que a retirada daquele país seria dentro de um mês; diz que é este tipo de ingenuidade que acha grave num Presidente da República. 17m59: Maria de Lurdes Pintasilgo diz que em matéria de ingenuidade Soares pode competir com ela já que afirmou a um jornal que o PS iria ganhar as legislativas; afirma que o Presidente da República tem um papel importantíssimo na orientação da política externa; diz que a Europa é prioridade, mas não apenas a Europa da CEE e sim na sua totalidade; sublinha que pensa de forma diferente do seu adversário em matéria de relações no contexto Ibero-Americano; quanto à invasão soviética do Afeganistão garante que disse apenas aquilo que entendia que um Primeiro-Ministro demissionário, como era o seu caso, devia dizer, cabendo ao Primeiro-Ministro que se seguia tomar uma posição. 28m31: Soares diz que a entrada de Portugal na CEE é um projeto galvanizador para a juventude portuguesa; lembra que sempre foi anticolonialista e que não tem complexos em relação a Estados africanos de expressão oficial portuguesa. 37m05: Pintasilgo afirma que a revisão constitucional não é, neste momento, prioritária, e que a sua proposta eleitoral se baseia na Constituição, sublinhando que considera esse texto legislativo um dos mais avançados da Europa Ocidental.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .