Presidenciais 76 – Parte 9

00:14:43

Nona parte da emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976 conduzida pelos jornalistas Adriano Cerqueira, Fernando Midões, Fernando Balsinha e José Viegas em Lisboa com destaque para as campanhas eleitorais de Octávio Pato e do Major Otelo Saraiva de Carvalho, candidatos à presidência da República.

  • Nome do Programa: PRESIDENCIAIS 1976
  • Nome da série: PRESIDENCIAIS 1976
  • Locais: Lisboa, Setúbal, Funchal
  • Personalidades: Adriano Cerqueira, Fernando Midões, Fernando Balsinha, José Viegas, Otelo Saraiva de Carvalho, Octávio Pato, Álvaro Cunhal, Carlos Blanco
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Direto de Fernando Midões, a partir da sala de conferências da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre o voto em branco e de antevisão da conferência de imprensa; vivos de Adriano Cerqueira e Fernando Balsinha, nos estúdios do Lumiar, sobre o abstencionismo registado nas eleições. Retrospetiva sobre a campanha eleitoral de Octávio Pato: separador "Campanha eleitoral de Octávio Pato: assim se vê a força do PC"; comício e campanha eleitoral em Setúbal; Octávio Pato rodeado de populares; campanha eleitoral e comício no Funchal e em Alvalade do Sado; discursos de Octávio Pato e Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, no comício de Vila Franca de Xira; campanhas e discursos em vários locais; campo agrícola; trator com trabalhadores; campos agrícolas; comício e discurso em Beja e Ferreira do Alentejo em que critica a postura do Major Otelo Saraiva de Carvalho; populares gritam ?abaixo a reação?; discurso de Álvaro Cunhal em que critica a candidatura de Otelo Saraiva de Carvalho e comenta a postura do PCP no comício de Setúbal; Octávio Pato apela ao voto nas eleições; apoiantes do PCP. Vivo de Fernando Balsinha; quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 65%, Otelo Saraiva de Carvalho 47,86%, Almirante Pinheiro de Azevedo 12,57% e Octávio Pato 7,57% (com 1056 freguesias apuradas); quadro de barras representativas das percentagens dos candidatos; vivo de José Viegas, no estúdio do Lumiar, de análise aos resultados eleitorais. Carlos Blanco, a partir do estúdio da RTP no Porto, refere o estado de saúde de Pinheiro de Azevedo que se encontra internado no Hospital de São João no Porto; documento com as primeiras palavras escritas por Pinheiro de Azevedo; declarações de Susana Pinheiro de Azevedo, esposa de Pinheiro de Azevedo, sobre a situação clinica do marido; vivos de Carlos Blanco e Fernando Balsinha. Retrospetiva sobre a campanha eleitoral de Otelo Saraiva de Carvalho: separador "Otelo"; multidões em comício no Terreiro do Paço em Lisboa e noutros locais do país; incidentes eleitorais em Lamego; Otelo leva com objeto na cara; Otelo conversa com apoiantes e abraça criança; discursos de Otelo em diversos locais e Setúbal; comícios e discursos em Coimbra, visita à fábrica da Tabopan em Amarante, Grândola e Caldas da Rainha, Amarante e Cova da Piedade onde Otelo e apoiantes cantam "Grândola Vila Morena" e gritam "a luta continua". Vivo de Fernando Balsinha; quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 64,03%, Otelo Saraiva de Carvalho 15,57%, Almirante Pinheiro de Azevedo 12,56% e Octávio Pato 7,24% (com 1270 freguesias apuradas).

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .