Presidenciais 76 – Parte 6

00:23:40

Sexta parte da emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976 conduzida pelos jornalistas Adriano Cerqueira em Lisboa, Manuela Melo no Porto, e Raul Durão a partir da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

  • Nome do Programa: PRESIDENCIAIS 1976
  • Nome da série: PRESIDENCIAIS 1976
  • Locais: Lisboa, Porto
  • Personalidades: Adriano Cerqueira, Manuela Melo, Raul Durão, Octávio Pato, Otelo Saraiva de Carvalho, Fernando Midões
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Adriano Cerqueira, no estúdio do Lumiar, dá início à emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976 e faz síntese do dia eleitoral com destaque para a afluência de eleitores em várias regiões do país. Direto da jornalista Manuela Melo, a partir do estúdio da RTP no Porto, sobre a realização das votações no norte do país alternado com filas de pessoas na secção de voto instalada na Junta de Freguesia da Sé no Porto e eleitores a votar; declarações de populares sobre o papel do presidente da República; vivo de Manuela Melo sobre o ato eleitoral no norte do país. Vivo de Adriano Cerqueira ilustrado com imagens do General António Ramalho Eanes, candidato à presidência da República, a votar na Escola Luís António Verney no Bairro da Madre de Deus em Lisboa e rodeado de populares enquanto abandona a secção de voto. Octávio Pato, candidato à presidência da República, a votar na escola do Bairro de São Miguel em Lisboa e Major Otelo Saraiva de Carvalho, candidato à presidência da República, a votar em secção de voto instalada numa freguesia do concelho de Oeiras e acenar em direção a populares enquanto abandona o local com comentários off de Adriano Cerqueira. Direto de Raul Durão a partir da Fundação Calouste Gulbenkian; jornalista Fernando Midões entrevista António Pinto Machado, João Leite Novais, Xencora Camotim e Vitorino Queiroz, membros da Comissão Nacional de Eleições, sobre o escrutínio e campanha eleitoral dos diversos candidatos e os votos em branco; vivos de Raul Durão e Adriano Cerqueira.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .