Presidenciais 76 – Parte 17

00:15:45

Décima sétima parte da emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976 conduzida pelos jornalistas Adriano Cerqueira, Maria Elisa Domingues e Seruca Salgado nos estúdios do Lumiar em Lisboa.

  • Nome do Programa: PRESIDENCIAIS 1976
  • Nome da série: PRESIDENCIAIS 1976
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Adriano Cerqueira, Maria Elisa Domingues, Seruca Salgado, António Ramalho Eanes
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 61,43%, Otelo Saraiva de Carvalho 16,62%, Pinheiro de Azevedo 14,32% e Octávio Pato 7,62% (com 3964 freguesias apuradas). Declarações do General António Ramalho Eanes, candidato à presidência da República, referindo que este ato eleitoral serviu para mostrar a maioridade cívica do povo português e que o 25 de Abril e 25 de Novembro, permitiram que a liberdade deste povo fosse um facto e que os portugueses se exprimissem livremente, afirma que a opção do povo será realizada com o empenho de todos e tendo como base a Constituição, para ele existem todas as condições para se arrancar e para que os portugueses se reencontrem e possam construir uma vida democrática digna e aceite por todos. Quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 61,48%, Otelo Saraiva de Carvalho 16,58%, Pinheiro de Azevedo 14,34% e Octávio Pato 7,60% (com 3989 freguesias apuradas); Maria Elisa Domingues apresenta os quadros dos resultados finais dos distritos de Santarém, Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 61,50%, Otelo Saraiva de Carvalho 16,55%, Pinheiro de Azevedo 14,35% e Octávio Pato 7,59% (com 4003 freguesias apuradas); Seruca Salgado, analista política, faz um balanço e análise das eleições presidenciais; Maria Elisa Domingues apresenta o quadro dos resultados finais do distrito da Guarda; vivo de Adriano Cerqueira.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .