Presidenciais 76 – Parte 1

00:37:52

Primeira parte da emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976, conduzida pelos jornalistas Fernando Balsinha em Lisboa e Carlos Blanco e Manuela Melo no Porto.

  • Nome do Programa: PRESIDENCIAIS 1976
  • Nome da série: PRESIDENCIAIS 1976
  • Locais: Lisboa, Porto
  • Personalidades: Fernando Balsinha, Carlos Blanco, Pires Veloso, Manuela Melo
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fernando Balsinha dá início à emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976. Carlos Blanco, a partir do estúdio da RTP no Porto, faz análise sobre a realização das votações no norte do país. Votação no Porto e arredores; chegada da ambulância; equipa médica transporta o Brigadeiro Pires Veloso, comandante da Região Militar do Porto, de maca até à urna de voto; declarações de Pires Veloso. Fernando Balsinha em estúdio tece comentários sobre a afluência de pessoas às urnas de voto ilustrado por slides de filas de pessoas no exterior das secções de voto. Votação em Lisboa: circulação de pessoas nas imediações de várias secções de voto. Separador "Eleições Regionais Madeira-Açores"; Fernando Balsinha refere as eleições regionais nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em reunião; separador "O que é a Comissão Nacional das Eleições"; declarações de elementos da CNE alternado com filas de pessoas e eleitores a colocarem os boletins de voto nas urnas, cartazes eleitorais do General António Ramalho Eanes, do Almirante José Pinheiro de Azevedo, de Octávio Pato e do Major Otelo Saraiva de Carvalho, candidatos à presidência da República, plenário da CNE e confrontos e incidentes entre a polícia e civis; vivo de Fernando Balsinha em estúdio. Carlos Blanco faz análise sobre a realização das votações no Porto ilustrado por imagens de filas de pessoas junto às secções de voto no Porto e arredores. Vivo de Fernando Balsinha; retrospetiva histórica sobre a presidência da República em Portugal ilustrada por imagens de arquivo, fotografias e desenhos que refletem a evolução histórica desde a implementação da República em 1910 até 1926 e dos antigos presidentes da República do país, nomeadamente Manuel de Arriaga, Teófilo de Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, Canto e Castro, António José de Almeida e Manuel Teixeira Gomes. Fernando Balsinha refere a explosão de uma bomba na sede nacional da Associação Portugal-URSS; exterior do edifício com janelas partidas e interior com móveis destruídos e tecto danificado provocados pela explosão. Manuela Melo, a partir do estúdio da RTP no Porto, refere o estado de saúde do Almirante Pinheiro de Azevedo, primeiro ministro, que se encontra internado no Hospital de São João e efetua síntese da informação nacional destacando a marcação de greve de três dias dos farmacêuticos da zona norte do país; declarações de Manuel Sarmento, presidente do Sindicato Profissional de Farmácia. Fernando Balsinha refere as notícias que constituem a informação internacional.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .