Presidenciais 2006: Debate entre Jerónimo de Sousa e Mário Soares – Parte II

00:31:05

Segunda parte do debate moderado pelos jornalistas José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, entre Jerónimo de Sousa, candidato da CDU, e Mário Soares, candidato do PS, para as eleições presidenciais que se realizam a 22 de janeiro de 2006.

  • Nome do Programa: Presidenciais 2006: Debate entre Jerónimo de Sousa e Mário Soares
  • Nome da série: Presidenciais 2006
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Judite de Sousa, José Alberto Carvalho, Jerónimo de Sousa, Mário Soares
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Judite de Sousa e José Alberto Carvalho. Produção: Feliciana Amaro. Realização: Vítor Gonçalo e Filomena Fragoso.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Temas abordados incluem as questões governativas, onde as principais divergências assentam nas questões económicas e de política externa; as razões que impediram o PS e o PCP de apresentar uma candidatura única a Belém, com Jerónimo de Sousa a responsabilizar os socialistas pela falta de acordo e com Mário Soares a admitir que inicialmente pensou que tal acordo fosse possível, mas que tal não foi viável; diferenças entre as duas candidaturas, que têm como objetivo comum derrotar Cavaco Silva; uma das nossas divergências de fundo é a natural identificação de Mário Soares com as políticas do Governo ...", afirmou Jerónimo de Sousa, apontando como exemplos das políticas do executivo de José Sócrates com que o candidato socialista se identifica o "... ataque frontal à função pública ..."; "... O Governo está a fazer uma política certa. Não há outra solução ...", contrapôs Mário Soares, frisando, contudo, que embora esteja de acordo com as políticas que estão a ser seguidas pelo executivo de José Sócrates se defende dizendo "... Não sou advogado do Governo, nem tenho como missão defender o Governo, nem o PS ...", afirmou, fazendo depois questão de manifestar a sua "... total independência ..." em relação aos partidos, apesar de ter recebido o apoio formal dos socialistas para as eleições de Janeiro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .