Posse do Governador Geral de Moçambique

00:11:15

Tomada de Posse de Baltazar Rebelo de Sousa como Governador Geral de Moçambique, no Ministério do Ultramar em Lisboa.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JULHO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1968
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Baltazar Rebelo de Sousa, José Gonçalves Proença, Sottomayor Correia de Oliveira, Joaquim Moreira da Silva Cunha, Fernando Alberto de Oliveira, António Jorge Martins da Mota Veiga, José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues, Domingos Rosado Vitória Pires, Inocêncio Galvão Teles, Fernando de Quintanilha e Mendonça Dias, Manuel Gomes de Araújo
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Leitura do auto de posse; José João Gonçalves de Proença, Ministro das Corporações e Previdência Social, José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira, Ministro da Economia, Joaquim da Luz Cunha, Ministro do Exército, Joaquim Moreira da Silva Cunha, Ministro do Ultramar, Fernando Alberto de Oliveira, Secretário de Estado da Aeronáutica, António Jorge Martins da Mota Veiga, Ministro de Estado Adjunto do Presidente do Conselho, José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues, Subsecretário de Estado Adjunto do Presidente do Conselho, Domingos Rosado Vitória Pires, Secretário de Estado da Agricultura, Inocêncio Galvão Teles, Ministro da Educação Nacional, Fernando Quintanilha Mendonça Dias, Ministro da Marinha, Manuel Gomes de Araújo, Ministro da Defesa Nacional, assistem; Rebelo de Sousa e Silva Cunha assinam auto de posse; assistência. 01h53m12: Silva Cunha discursa sobre as qualidades do empossado, a responsabilidade do cargo devido à complexidade política do território, a crise de valores e as tentativas para destruir as bases fundamentais da civilização europeia criada pela Europa, a atenção requerida para que a juventude não seja envenenada pela dúvida e pela descrença. 01h57m10: a qualificação de Rebelo de Sousa para actuar no desenvolvimento da escolaridade, a problemática da administração de Moçambique, a dureza e o aliciante do cargo; presentes aplaudem. 01h59m11: Rebelo de Sousa discursa sobre os sacrifícios exigidos pelo cargo e a sua disponibilidade e empenhamento para o desempenhar, a importância de apresentar à juventude exemplos decorrentes da acção, a confiança nas virtualidades da população moçambicana, o papel relevante das Forças Armadas e a sua entrega a serviço de Moçambique e de Portugal; presentes aplaudem; Rebelo de Sousa recebe cumprimentos de Almirante Américo Tomás, Chefe de Estado, e dos presentes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .