Porque caem os Aviões? – Parte II

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Segunda parte do programa, apresentado pelos jornalistas Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante, com debate sobre as possíveis razões de acidentes aéreos, com os convidados: Comandante Carlos Nunes, piloto e membro do Gabinete de Segurança de Operações de Voo da TAP, Raúl Teixeira, responsável pelo controlo aéreo do Aeroporto de Lisboa e Jorge Mónica, Chefe de Manutenção da TAP.

  • Nome do Programa: Porque caem os Aviões?
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Miguel Sousa Tavares, Margarida Marante, Carlos Nunes, Raul Teixeira, Jorge Mónica
  • Temas: Ciência e Tecnologia, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Jorge Mónica defende universalidade e frequência de procedimentos de segurança da competência da manutenção; Carlos Nunes nega ter sentido medo ou experienciado situações de possível colisão; Raúl Teixeira admite situações de incidentes frequentes resultantes do aumento de tráfego sem pôr em risco colisão; discussão sobre respeito dos pilotos pelas ordens dadas pelos controladores; análise das razões que põem em perigo a segurança dos passageiros: avaliação dos erros humanos. 02h48m50: Jorge Mónica aborda a necessidade de inspeções periódicas e pressão comercial. 02h54m20: Raúl Teixeira define a sua atividade como "criar em volta de cada avião um bloco de espaço onde não caiba outro avião", aborda avanço tecnológico em mutação constante e destaca falta de restrições portuguesas na gestão do tráfego mas limitações impostas pelo estrangeiro; destaca a necessidade de evolução do sistema de navegação aéreo europeu, a falta de recursos humanos e de meios técnicos. 02h58m50: Carlos Nunes foca casos de espera nos destinos para aterrar e consequente hipótese de falta de combustível e foca medidas de segurança da TAP: gabinete de segurança de voo, verificação diária de procedimentos standard, pilotos em simulador, formação gradual de quadros; aborda ainda a hipótese de aliança entre a TAP e a Força Aérea na formação de pilotos.

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