Por que Arde a Floresta Portuguesa?

00:29:35

Magazine dedicado ao ambiente, apresentado por Maria Grego, cujo programa é consagrado aos motivos dos incêndios florestais em Portugal e às consequências da má gestão dos povoamentos monoespecíficos de floresta. Divulgação das características do Macaco Urso, uma espécie que tem a característica de ser a única dos símios a ter calvície.

  • Nome do Programa: Por que arde a floresta portuguesa?
  • Nome da série: Biosfera
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Maria Grego
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Maria Grego. Locução: Rute Marinho e César Nóbrega. Coordenação editorial: Arminda Sousa Deusdado. Consultor editorial: Bernardino Guimarães. Jornalistas: Marília Moura e Joana Guedes Pinto. Produtora delegada (RTP): Olívia Vasques. Produtores: Carlos Rodrigues. Grafismo: Sofia Miranda. Coordenação Geral: Daniel Deusdado.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo alternadas com grafismo do relatório provisório de incêndios florestais de 2013; entrevista a Eugénio Sequeira, especialista em solos sobre as razões de propagação de incêndios e prevenção dos mesmos; monumento de homenagem aos militares que morreram no incêndio da Serra de Sintra em 1966; entrevista a José Ferreira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros sobre a zona e a prevenção de incêndios; grafismo da importância das exportações de madeira consoante a fileira florestal; grafismo com fotografias do Rio Agadão contaminado com cinzas; grafismo sobre os motivos dos incêndios; grafismo da publicação "O Cadastro e a Propriedade Rústica em Portugal" sobre propriedades privadas, públicas ou desconhecidas; entrevista a Joaquim Sande Silva, investigador no Centro de Ecologia Aplicada na Universidade de Lisboa sobre as estratégias governamentais de prevenção de incêndios; Extensão do eucaliptal ao longo da A1; grafismo sobre a quantidade de eucaliptos no país; eucaliptal; declarações de Joaquim Sande Silva sobre a árvore e o impacto da mesma nas zonas onde se encontram, tendo em conta que é uma espécie invasora; grafismo sobre legislação florestal para rearborização; instalações e movimento numa fábrica de papel; grafismo sobre o aproveitamento de terrenos reservados ao eucalipto; Quinta do Pisão de Cima alternado com declarações de Joaquim Sande Silva sobre a reposição de carvalhos num eucaliptal; entrevista a João Cardoso de Melo, diretor da Cascais Ambiente, da Câmara Municipal de Cascais, e declarações de Joaquim Sande Silva, sobre o projeto de gestão e controlo de invasoras para substituir árvores por plantas autóctones difíceis de propagar incêndios. Bilhete de identidade: Macaco urso no Zoo São Inácio, explicado por Hélder Fernandes. Agenda.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .