População portuguesa – Parte II

00:30:56

Segunda parte do debate conduzido pelo jornalista Pedro Luiz de Castro sobre a população portuguesa, as suas características, a evolução na última década e os contributos da imigração e emigração, com a presença dos convidados, Isabel Escudeiro Isabel Escudeiro, da Divisão de Estatística e Estudos Básicos da Comissão de Coordenação da Região Norte, Maria Luís Rocha Pinto, investigadora universitária, Custódio Conim, do Centro de Estudos Demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Gilberta Rocha, economista.

  • Nome do Programa: População portuguesa
  • Nome da série: Directo 2
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Pedro Luiz de Castro, José Gabriel Ávila, Manuela Melo
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalistas: José Gabriel Ávila, Manuela Melo, Pedro Luiz de Castro. Produtora: Teresa Claro. Realização: Agostinho Branquinho (Porto), Carlos Tomé (Açores) e Leonilde Rodrigues (Lisboa).
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Maria Luís Rocha Pinto fala sobre as áreas do país onde a população envelhece mais e sobre a população com mais de 65 anos; Custódio Conim explica a distribuição regional da população com mais de 65 anos e dá exemplos; gráfico com repartição da população de 65 e mais anos de idade em 1981; responde a uma pergunta de um telespectador sobre a percentagem da população ativa. 31m41: Maria Luís Rocha Pinto fala da dimensão média da família portuguesa, do declínio da natalidade, e da descendência média da família entre os anos 70 e 80; Custódio Conim responde a pergunta de telespectador sobre a mortalidade infantil e compara a taxa de mortalidade infantil em Portugal com alguns países europeus; Custódio Conim responde a pergunta de telespectador sobre a possibilidade do crescimento da população em Portugal estabilizar; ligação ao estúdio dos Açores onde o jornalista José Gabriel Ávila apresenta e entrevista a convidada Gilberta Rocha, economista, que começa por falar sobre o número de habitantes nos Açores com base no Censo de 1981 e da distribuição destes pelas diferentes ilhas do arquipélago; fala do decréscimo populacional no período entre 1970 e 1981, da taxa de natalidade e da mortalidade infantil, destacando o caso da Ilha da Graciosa; analisa o decréscimo da emigração e as características da emigração dos Açores ao longo dos tempos; descreve as atividades económicas a que os açorianos mais se dedicam; 45m18: Custódio Conim explica a tendência do grau de dependência na população não ativa da população ativa, especialmente dos idosos; Maria Luís Rocha Pinto acrescenta dados estatísticos sobre a proporção que existia, em 1980, entre a população jovem e os indivíduos com mais de 65 anos; relaciona o caso português com o resto da Europa; 48m53: Isabel Escudeiro fala das migrações internas na região norte; refere dados estatísticos sobre o crescimento da população na área metropolitana do Porto em detrimento das populações do interior, da importância da população jovem para o desenvolvimento regional, e da necessidade de criar centros de atração populacional no interior do país. 54m34: Custódio Conim explica o conceito de esperança de vida e fala da esperança de vida em Portugal; cartões.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .