População portuguesa – Parte I

00:25:42

Primeira parte do debate conduzido pelo jornalista Pedro Luiz de Castro sobre a população portuguesa, as suas características, a evolução na última década e os contributos da imigração e emigração, com a presença dos convidados, Isabel Escudeiro Isabel Escudeiro, da Divisão de Estatística e Estudos Básicos da Comissão de Coordenação da Região Norte, Maria Luís Rocha Pinto, investigadora universitária, Custódio Conim, do Centro de Estudos Demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Gilberta Rocha, economista.

  • Nome do Programa: População portuguesa
  • Nome da série: Directo 2
  • Locais: Lisboa, Porto
  • Personalidades: Pedro Luiz de Castro, Manuela Melo
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalistas: José Gabriel Ávila, Manuela Melo, Pedro Luiz de Castro. Produtora: Teresa Claro. Realização: Agostinho Branquinho (Porto), Carlos Tomé (Açores) e Leonilde Rodrigues (Lisboa).
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cartão com telefone e morada do programa para o envio de correspondência e perguntas; no estúdio do Porto, a jornalista Manuela de Melo apresenta a convidada, Isabel Escudeiro; no estúdio de Lisboa, o jornalista Pedro Luiz de Castro apresenta os convidados Maria Luís Rocha Pinto e Custódio Conim; Custódio Conim começa por explicar como se mede a população em termos estatísticos e as variáveis que determinam o crescimento da população humana: nascimentos, óbitos e movimentos migratórios e fala do caso português; responde a uma pergunta enviada por postal citando o número de estrangeiros que vivem em Portugal e a sua proveniência; Maria Luís Rocha Pinto fala sobre a influência dos fluxos migratórios do estrangeiro para Portugal na sociedade e da maneira como estes compensaram o défice da população. 09m15: Isabel Escudeiro fala sobre o envelhecimento da população portuguesa e refere que a maior percentagem de jovens está concentrada na região Norte; fala ainda sobre o mercado de trabalho, o despovoamento do interior norte do país, das expectativas quanto à inversão deste fenómeno com a imigração, e do caso de Mirandela; explica que os estudos sobre a população são uma base de trabalho para o estudo sobre o desenvolvimento da região. 14m16: Isabel Escudeiro fala sobre atividades profissionais a que os retornados das ex-colónias se dedicam. 16m21: Custódio Conim fala sobre os fenómenos migratórios internos; mapa de Portugal com a distribuição da população por faixa etária; mapa com a variação da população por concelhos entre 1960 e 1980; distingue os distritos com um saldo migratório positivo, dos de repulsão populacional; fala da emigração nas décadas de 60 e 70; Maria Luís Rocha Pinto refere que não existem estudos sobre as migrações internas em Portugal, explica os os movimentos internos das zonas mais isoladas para os grandes centros populacionais, fala do caso do Distrito de Leiria como um distrito tipo e das atividades profissionais dos imigrantes das ex-colónias; Custódio Conim responde a perguntas feitas por telefone: cita o número dos portugueses que vivem fora do país com base numa estimativa de 1980; descreve as principais comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro; e estima o tempo que a população portuguesa poderá levar a duplicar; fala sobre a diminuição do índice de mortalidade e das suas causas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .