Poliedro

00:22:43

Programa sobre uma exposição da pintura de Pablo Picasso em Paris, o espetáculo musical "Chopelia", a obra do fotógrafo francês Guy Querrec, o escritor francês de ascendência russo-judaica Vladimir Pozner, e o marionetista Deles Joly.

  • Nome do Programa: Poliedro
  • Nome da série: Poliedro
  • Locais: Paris
  • Personalidades: Pablo Picasso, Guy Querrec, Vladimir Pozner, Deles Joly
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Maria Margarida Realização: Fernando Midões
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vista geral do Centro Cultural Marais, exposição de quadros que constituem a coleção Jaqueline Picasso; quadro Cabeça de mulher (La tête de la femme), de Picasso (1960). 01h28m36: França, espetáculo musical "Chopelia" de Farid Chopel, no Palácio dos Espelhos, em Paris: excertos do espetáculo. 01h32m00: Guy Querrec, fotógrafo francês conhecido pelas suas imagens de músicos de jazz, fotógrafo na Bretagne, nasce em 1941 em Paris, trabalha desde 1976 para a renomada agência Magnum, a sua obra está intimamente ligada ao jazz; fotografias; músicos de jazz; vista da Bretagne; declarações dos pais de Guy Querrec e do próprio; Guy Querrec a tirar fotografias. 01h37m54: O Livro "Deuil En 24 Heures" do escritor francês e tradutor de ascendência russo-judaica, Vladimir Pozner: Fotografias de Vladimir Pozner, nasceu em Paris porque a sua família ( Pozner) teve de fugir da Rússia soviética após a Revolução Bolchevique; Pozner fez amizade com Brecht, Buñuel, Chagall , Oppenheimer e Picasso; livro Deuil en 24 heures (O fio da espada), 1942; declarações de Pozner sobre os seus romances, livros com base na atividade guerra e da resistência francesa, suas obras mostram as suas opiniões contra o fascismo e as armas nucleares. Fez amizade com Brecht , Buñuel , Chagall, Oppenheimer e Picasso , e também escreveu sobre a II Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola ou Guerra da Argélia. Fala também sobre poesia, a estadia em Paris e cinema. Fotografias a participar em filmes. 01h41m14: Deles Joly, movimentador de marionetas francês, evoca o início de carreira e executa alguns números: Dyves Joly, descobre a arte do teatro de bonecos na Exposição Internacional de 1937, com a ajuda de Leo Chancerel cria um primeiro esboço de fantoches, Petit-Fil alfaiate. No final da II Guerra Mundial, ele fundou sua empresa, Puppetry Yves Joly e substitui a decoração tradicional com um fundo preto que mostra as formas e as cores dos bonecos. Os shows de manipulação de custódia, silhuetas de papelão em Bristol; Excertos de espetáculos realizada com as mãos ou luvas e marionetes; excerto do show "La Noce", em que os personagens são tubos de papelão vestidos com algumas das funcionalidades.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .