Pobreza em Portugal e Entrevista ao Grupo “Só Nós 3” – Parte I

00:35:43

Primeira parte do programa conduzido pela jornalista Maria Elisa sobre a pobreza em Portugal, que atinge cerca de um terço da população portuguesa na sua qualidade de vida e que deveria constituir um escândalo social, político e moral. A forma como a sociedade está organizada contribui para a persistência deste fenómeno interligado aos baixos salários e pensões e à economia de mercado que exige das pessoas uma maior capacidade financeira para a aquisição de bens e serviços.

  • Nome do Programa: POBREZA EM PORTUGAL E ENTREVISTA AO GRUPO «SÓ NÓS 3»
  • Nome da série: O ROSTO DA NOTICIA
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Maria Elisa Domingues, Alfredo Bruto da Costa, Maria de Lurdes Novais, Henrique Scheepens, José Luís Vieira de Castro
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Feliciana Amaro Coordenação Geral: Manuel Ricardo Ferreira e Fernando Maia Cerqueira Apresentação e Coordenação do Programa: Maria Elisa Domingues Realização: João Salvado
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Maria Elisa faz o enquadramento da conversa com os quatro convidados em estúdio; Alfredo Bruto da Costa diz que a pobreza é um problema de falta de recursos de que resulta uma baixa situação em termos de condições de vida; Maria de Lurdes Novais, conta que em sua casa não passam fome, mas muitas vezes ficam contas por pagar de uns meses para os outros; o Padre Henrique Scheepens diz que veio para Portugal porque os seus superiores assim o entenderam e também por causa da orientação da Congregação a que pertence está dedicado ao trabalho com os pobres; José Luís Vieira de Castro sustenta que as Instituições Particulares de Solidariedade Social estão todas elas sensibilizadas para a questão da pobreza tal como as Autarquias e o Governo. Participantes: Alfredo Bruto da Costa, Consultor da CEE do Programa Contra a Pobreza, Maria de Lurdes Novais, doméstica e mãe de quatro filhos, Padre Henrique Scheepens, sacerdote holandês da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria que vive na Pedreira dos Húngaros e José Luís Vieira de Castro, Secretário de Estado da Segurança Social.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .