Plano de regadio na Cova da Beira

00:09:02

Reportagem da jornalista Maria Elisa sobre o plano de regadio para a Cova da Beira, com destaque para as suas vantagens relativamente aos setores agrícola e pecuário, na criação de postos de trabalho e consequente criação de novas indústrias na região.

  • Nome do Programa: NOTICIARIO NACIONAL DE FEVEREIRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1978
  • Locais: Cova da Beira
  • Personalidades: Maria Elisa Domingues
  • Temas: Ambiente e Energia, Economia e Finanças, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vistas gerais da região da Cova da Beira com voz off a referir as vantagens do plano de regadio quando estiver completado; depoimento de Duarte Simões, economista e diretor do Instituto Politécnico da Covilhã; riachos e obras da Barragem da Capinha com voz off com breve história e as fases de construção; depoimento de José Lopes Courinha, engenheiro e chefe de Brigada da Estação Agronómica da Cova da Beira, sobre os estudos dos solos alternado com vistas da região da Cova da Beira e trabalhadores retiram estrume de carro, pomares e poda, com voz off a referir o financiamento do plano e os meios de subsistência da população. Depoimento de José Lopes Courinha sobre a elaboração de uma carta agrícola; exterior e interior do edifício da cooperativa agrícola de Fruticultores da Cova da Beira, onde se destacam sacos de batatas e operárias a trabalharem; depoimento de Duarte Simões sobre os planos de empreendimento; queda de água/cascata; pomares; vista em movimento da região; vacas e ovelhas a pastarem; pastores ordenham ovelha; porca e leitões em estábulo; Duarte Simões refere a criação de postos de trabalho devido ao plano de regadio e o apoio das câmaras municipais alternado com agricultor conduz trator para a lavração e cultivo da terra e mapa do plano de regadio; obras da construção do regadio e onde vai ser construída a Barragem da Meimoa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .