Pintura Histórica Portuguesa

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Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à pintura de cenas e temas marcantes da História de Portugal e ao Museu Militar, em Lisboa.

  • Nome do Programa: Pintura Histórica Portuguesa
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Exterior do Museu Militar, antigo Museu de Artilharia, pormenores da sua traça arquitetónica, destaque para exterior deste complexo; interior, Sala Dona Maria II, várias pinturas e esculturas, sala Vasco da Gama onde se expõem algumas das peças de Artilharia mais antigas, séculos XV e XVI, telas de Carlos Reis alusivas à descoberta do caminho marítimo para a Índia e à ligação deste feito com os Lusíadas; destaque para o quadro de José Malhoa sobre o pedido de perdão de Egas Moniz e sua família, ao Rei de Leão e Castela, exterior do Castelo de Guimarães; explicação da lenda que dá mote ao quadro. 07m13: Interior do Castelo de Guimarães e torre de menagem; destaque para o quadro intitulado "A Súplica de Inês de Castro", da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro; relato biográfico sobre Inês de Castro e os motivos do seu assassinato; túmulos de Dom Pedro e Inês de Castro no interior do Mosteiro de Alcobaça. 09m30: Pintura a óleo de Dom Nuno Álvares Pereira, de Luciano Freire, constante do Museu Militar. 10m40: Seis Painéis do Retábulo de São Vicente de Fora (que originalmente estariam integrados no retábulo do Altar de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa), atribuído a Nuno Gonçalves, constantes do Museu Nacional de Arte Antiga, cujo restauro se deve a Luciano Freire, e que apresentam-nos um agrupamento de 58 personagens individualizadas em torno da dupla figuração de São Vicente, solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estados da sociedade portuguesa da época, com destaque para a Cavalaria e para a Igreja; pormenores dos painéis: painel dos Frades, dos Pescadores, do Infante, do Arcebispo, dos Cavaleiros e da Relíquia. 12m05: Quadro do século XV da autoria de Acácio Lino e que retrata a prisão do Infante Dom Fernando em Argel, também chamado o Infante Santo, e depois morto em cativeiro em Fez, em Marrocos, em 1443; estátua em bronze de Dom Duarte, seu irmão; explicação dos factos históricos ligados ao quadro; gravuras das praças do norte de Marrocos, de exército mouro. 16m00: Sala Vasco da Gama: pintura a óleo que representa uma cena histórica de 1498, o momento em que Vasco da Gama é recebido na corte do Samorim em Calicute, da autoria de José Malhoa; destaque para duas pinturas de José Malhoa referente a Luís de Camões, uma delas representando a Ilha dos Amores, dos Lusíadas, e um retrato do próprio Luís de Camões. 20m13: Pintura de Carlos Reis que retrata o Adamastor, símbolo do terror dos mares; retrato do Velho do Restelo, outro tema camoniano, da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, e que simboliza uma crítica aos Descobrimentos Portugueses. 23m39: Sala da Grande Guerra, pinturas de Sousa Lopes que retratam cenas da I Guerra Mundial, a participação portuguesa, sendo o primeiro a partida do contingente militar português para França e a segunda a vinda da guerra. 24m55: Interior das salas do Museu Militar de Lisboa, Pátio dos Canhões com exposição de canhões de bronze, sobrantes de construções de várias épocas do Império (uma das maiores coleções do mundo do género).

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