Pintura dos mestres do Sardoal e de Abrantes
Documentário sobre a obra artística de Gregório Lopes, pintor régio de Dom Manuel I e Dom João III, e do Mestre do Sardoal, ilustrado com exposições de pintura portuguesa quinhentista que incluem retábulos, painéis e tábuas atribuídas aos referidos artistas.
Resumo Analítico
Vistas gerais de Abrantes, sendo possível observar rio, campo agrícola, habitações e ruas alternado com vistas do Castelo de Abrantes e da lateral e fachada da Igreja de São Vicente; claustro do antigo Convento de São Domingos; pinturas religiosas, entre as quais o quadro "Martírio de São Sebastião" de Gregório Lopes, expostas no antigo convento. 06m39: Vista geral da sala de exposições; pinturas religiosas e respetivos pormenores ilustrativas da vida da Virgem e de Cristo atribuídas ao Mestre de Abrantes. 11m34: Vistas gerais do Sardoal, sendo possível observar a torre da Igreja Matriz; Pelourinho do Sardoal; exteriores de edifícios e respetivas varandas; candeeiro de rua; fachada e exteriores da Igreja Matriz; paisagem natural; porta emoldurada da Igreja da Misericórdia; vista geral da sala de exposição; pinturas religiosas e respetivos pormenores atribuídas ao Mestre do Sardoal, com destaque para o painel "Assunção da Virgem". 22m07: Vistas de paisagem natural a partir de veículo em movimento, do Outeiro de São Pedro onde se encontra monumento ao Santo Condestável, ruínas de ponte, do Castelo de Abrantes e da cidade; flores à entrada de portas e varandas; fachada e porta principal da Igreja da Misericórdia, trabalhada por Gaspar Dias; vista geral da sala de exposições; pinturas religiosas e respetivos pormenores atribuídas a Gregório Lopes. 35m16: Tábuas representativas de Santa Luzia, Santa Catarina e Santa Bárbara e de Santa Apolónia, Santa Úrsula e Santa Margarida atribuídas a Gregório Lopes, expostas na Capela de Nossa Senhora dos Remédios ou Ermida do Espírito Santo em Alfama, Lisboa; pinturas religiosas resultantes da colaboração entre pintores portugueses.